Aldo Rebelo (PCdoB), que substituiu Orlando Silva, acusado de corrupção no ministério dos Esportes, anunciou nesta segunda-feira (14) os nomes de três novos secretários para compor a pasta.

A economista Paula Pini, que ocupava o posto de especialista para o desenvolvimento urbano no Banco Mundial, foi nomeada secretária-executiva, em substituição a Waldemar Souza, que permanece no ministério, em cargo a ser ainda definido.

Paula Pini foi escolhida pela sua experiência na área de mobilidade urbana, área que coordenava no Banco Mundial, e que será necessária na organização da Copa e das Olimpíadas.

Para a chefia da assessoria internacional, Rebelo nomeou o diplomata Carlos Henrique Cardim, ex-embaixador do Brasil na Noruega e Islândia. Ana Prestes, a atual ocupante do cargo, fica na subchefia de Cardim.

Afonso Barbosa, vice-almirante reformado e que trabalhou nos governos Sarney, FHC e Lula foi chamado para a secretaria nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social.

“Para as nomeações eu segui critérios técnicos, políticos, administrativos, de capacidade intelectual, de experiência de vida, de compromisso com o interesse público e também de afinidade pessoal”, disse o ministro. Os três têm ligações com o PCdoB, mas nenhum é filiado ao partido.