Agroindústrias familiares são tema de seminário em Campo Grande
Produtores e técnicos da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) de 20 municípios participam hoje (18) e amanhã (19) em Campo Grande, de um seminário em que estão sendo discutidas as principais questões relativas a agroindústrias familiares, estabelecimentos responsáveis pela geração de renda de centenas de famílias de pequenos produtores em Mato Grosso […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Produtores e técnicos da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) de 20 municípios participam hoje (18) e amanhã (19) em Campo Grande, de um seminário em que estão sendo discutidas as principais questões relativas a agroindústrias familiares, estabelecimentos responsáveis pela geração de renda de centenas de famílias de pequenos produtores em Mato Grosso do Sul.
De acordo com o extensionista da Agraer, José Luiz Meira, responsável pelo Programa Estadual de Agroindústrias de Pequena Produção, o evento que conta com 50 participantes busca informar e atualizar os produtores que já trabalham com agroindústrias no Estado sobre assuntos importantes como legalização, boas práticas de fabricação dos produtos, códigos de barra, rotulagem, registro de marca, crédito, entre outros.
Durante a abertura do seminário realizada na manhã de hoje, o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão analisou a importância do seminário principalmente do ponto de vista da orientação referente à comercialização, o que considera como o grande gargalo no setor das agroindústrias. “Neste evento serão abordados dois instrumentos altamente benéficos para a comercialização dos produtos, que vejo hoje como um grande problema para as agroindústrias. Estes instrumentos são o Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa Nacional de Aquisição de Alimentos, que incentivam instituições governamentais e não-governamentais a adquirirem produtos da agricultura familiar”, apontou Roldão.
Para discutir os entraves da comercialização com os participantes, o seminário contará com palestrantes da Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa/MS) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O Programa de Agroindústrias da Pequena Produção desenvolvido pela Agraer conta atualmente com 85 agroindústrias assistidas, presentes em todas as regiões do Estado com foco na produção de café, doce de leite, doces de frutas, mandioca, mel, queijos e demais derivados do leite.
O seminário está sendo realizado por meio de um convênio entre a Agraer e o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e acontece no Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Cepaer), localizado na rodovia MS-080, saída para Rochedo.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.