No primeiro dia de disputas do no Pan de Guadalajara, neste domingo (23), o Brasil conquistou também o seu primeiro ouro. O lugar mais alto do pódio veio com Adriana da Silva, que venceu a maratona feminina completando os 42,195 km da prova com o tempo de 2h36min37. Sob o forte calor e sujeita à altitude mexicana, a brasileira conseguiu dosar seu ritmo para apertar o passo nos últimos quilômetros, quando assumiu a primeira colocação.

Melhor brasileira no ranking da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo, Adriana passou pelas marcas de 10km e de 20km na terceira colocação. A partir daí, foi em busca da vitória. Superou os 30km na segunda colocação e depois a ultrapassagem sobre a mexicana Madai Perez, então líder, mas visivelmente mais cansada, acabou sendo natural, quando decorridos 38km de prova.

A atleta da casa ficou com a prata com o tempo de 2h38min03, seguida da peruana Gladys Lucy (2h41min10), que chegou a Guadalajara como a melhor colocada no ranking da Iaaf dentre todas as inscritas.