Ações da Energias do Brasil caem por oferta secundária

As ações da Energias do Brasil negociadas na Bovespa exibiam forte queda na manhã desta segunda-feira (16), após sua controladora, a Energias de Portugal (EDP), anunciar que dará início aos preparativos para eventual venda de uma fatia na subsidiária brasileira. Após a implantação do novo modelo energético brasileiro, a EDP mantém operação no mercado de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As ações da Energias do Brasil negociadas na Bovespa exibiam forte queda na manhã desta segunda-feira (16), após sua controladora, a Energias de Portugal (EDP), anunciar que dará início aos preparativos para eventual venda de uma fatia na subsidiária brasileira.

Após a implantação do novo modelo energético brasileiro, a EDP mantém operação no mercado de Mato Grosso do Sul através da Ernegest, que atua na geração de energia.

Às 10h55, as ações da Energias do Brasil recuavam 6,01 por cento, para 37,70 reais, perto da mínima da sessão até esse horário. Os papéis não integram a carteira teórica do Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, que subia 0,23 por cento.

Movimentos de queda são comuns antes da realização de ofertas de ações, com investidores pressionando os papéis para baixo para comprar na oferta a um preço inferior.

Em comunicado, a EDP informou que seu conselho de administração “aprovou o início de um processo para realização de uma potencial oferta pública para vender ações representativas de no máximo 14 por cento do capital da Energias do Brasil”.

A EDP tem atualmente 64,8 por cento da Energias do Brasil.

Segundo analistas, a operação reforçaria o caixa da EDP em até 390 milhões de euros, mas o grupo português ainda permaneceria com uma dívida elevada. No final de março, a dívida líquida da EDP estava em 15,986 bilhões de euros, ou 4 vezes a geração de caixa da companhia medida pelo Ebitda.

Na Bolsa de Lisboa, as ações da EDP cediam 0,53 por cento. (Com informações de Filipa Cunha Lima)

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados