Ação do DEM que contesta não extradição de Battisti é encaminhada a relator do processo no STF
A ação do DEM que questiona o parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) a favor da não extradição de Cesare Battisti foi distribuída hoje (14) ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O processo foi encaminhado ao ministro devido à conexão com o pedido de extradição que tramita na Corte, do qual Mendes […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A ação do DEM que questiona o parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) a favor da não extradição de Cesare Battisti foi distribuída hoje (14) ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O processo foi encaminhado ao ministro devido à conexão com o pedido de extradição que tramita na Corte, do qual Mendes é relator.
A ação direta de inconstitucionalidade protocolada pelo DEM na última quarta-feira (12) alega que cabe apenas ao STF decidir sobre extradição solicitada por um Estado estrangeiro. Também afirma que o presidente da República não pode avaliar subjetivamente as razões que possam levar ao agravamento da situação de Battisti na Itália sem qualquer controle do Judiciário – motivo alegado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para manter Battisti no Brasil.
Para o Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, a ação do DEM deve ser descartada porque o parecer da AGU que embasou a decisão do ex-presidente não é um ato normativo. “A ação [do DEM] ignora o básico do processo de que tem que ser contra um ato normativo. A decisão [do caso Battisti] é um caso específico. Não cabe, nesse caso, qualquer ação de controle constitucional”, afirmou Adams.
Ao encaminhar o caso para Gilmar Mendes, o presidente do STF não decidiu sobre o pedido de cautelar para anular a decisão de Lula por entender que o caso não é urgente e que pode esperar o fim do recesso para ser analisado.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.