Geral

Ação da PM resultou na redução de crimes durante o Natal em MS

Os crimes que mais afligem a população nesta época de fim de ano, como roubos, furtos e homicídios tiveram uma sensível queda em relação ao mesmo período do ano passado, em Mato Grosso do Sul. O planejamento estratégico, com a operação fim de ano sendo desenvolvida na Capital e em vários municípios é apontado como […]

Arquivo Publicado em 26/12/2011, às 19h15

None
196668297.jpg

Os crimes que mais afligem a população nesta época de fim de ano, como roubos, furtos e homicídios tiveram uma sensível queda em relação ao mesmo período do ano passado, em Mato Grosso do Sul. O planejamento estratégico, com a operação fim de ano sendo desenvolvida na Capital e em vários municípios é apontado como um dos principais responsáveis pelos bons resultados entre os dias 24 e 25 de dezembro.


Dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que no Natal deste ano em comparação com o do ano de 2010 houve uma queda de 55% no número de homicídios dolosos em todo o Estado, somente em Campo Grande essa redução foi de 60%.


Em Mato Grosso do Sul também houve uma redução de 66,7% nos furtos no comércio. No transporte coletivo a redução de roubos foi de 100% e de 50% de furtos. Quando a análise se restringe a Campo Grande esses números variam, mas mantém a queda. No comércio houve uma redução de 33,3% no número de roubos e de 42,9% no número de furtos.


“O policiamento especial de fim de ano, com reforço no efetivo, contato direto da PM com comerciantes e com a população, a agilidade no atendimento e a maior presença do policial militar na rua, aliados à mudança de postura da população, à melhor disposição da estrutura física e uso de equipamentos de segurança, bem como a participação ativa da comunidade levaram a esses números”, avaliou o comandante geral da PM Carlos Alberto David dos Santos.


As residências também ficaram mais seguras. Em 2011, em comparação com o ano de 2010, houve redução de 80% de roubos e de 73% de furtos no Estado. Em Campo Grande essa redução foi de 66,7% de roubos e 75,8% de furtos.


“O patrulhamento ostensivo-preventivo com as guarnições circulando nas regiões apontadas pelos nossos levantamentos como alvos de criminosos, bem como as medidas de segurança adotadas pelos moradores e a colaboração dos vizinhos em ajudar e denunciar crimes e atitudes suspeitas contribuíram fundamentalmente para os resultados”, disse o subcomandante do Policiamento Metropolitano, tenente-coronel Messias Lima de Mesquita.

Jornal Midiamax