Acadêmicos da UFMS se manifestam por resgate de patrimônios públicos de Campo Grande
Fantasiados de grandes personagens do cinema, acadêmicos do curso de Artes Visuais da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) fizeram a encenação “A Vingança do Cinema” na tarde desta quinta-feira (27) pelos corredores do campus e terminaram a peregrinação em frente ao auto cine da universidade. A manifestação faz parte da disciplina Poética […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Fantasiados de grandes personagens do cinema, acadêmicos do curso de Artes Visuais da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) fizeram a encenação “A Vingança do Cinema” na tarde desta quinta-feira (27) pelos corredores do campus e terminaram a peregrinação em frente ao auto cine da universidade.
A manifestação faz parte da disciplina Poética Contemporânea e envolveu cerca de 30 alunos, que se fantasiaram para reivindicar a atenção para o espaço. Para os estudantes, o local sofre a negligência dos órgãos responsáveis pela preservação de patrimônios públicos.
Na apresentação cênica, os artistas se caracterizaram de personagens de filmes clássicos, como Drácula, O Poderoso Chefão, O Mágico de Oz, Grease, entre outros, e fizeram um desfile de guerra pelo corredor central da UFMS, preparando-se para atacar, com balões de água, o telão do Auto Cine.
Vestida de Senhor Wonka, personagem do famoso clássico A Fantástica Fábrica de Chocolate, a acadêmica do curso de Artes Visuais Rita Benites chama a atenção para o mal uso do local. “É um patrimônio público e cultural e está parado, sem utilidade nenhuma”.
O filme produzido durante a encenação será divulgado nas redes sociais, como Facebook, Twitter, Orkut, com o intuito gerar o debate sobre a conservação, manutenção e, até mesmo, revitalização de patrimônios culturais destinados a apresentações artísticas e eventos culturais, bem como a mobilização da comunidade acadêmica para a discussão sobre a importância de um espaço cultural dinâmico dentro da universidade.
“Esta obra não pode ser considerada um ato de depredação do patrimônio público cultural. Ela é um apelo aos órgãos públicos responsáveis, pedindo para que voltem sua atenção a um espaço tão deteriorado e esquecido pelo tempo e que teve tanta importância na história de Campo Grande”, diz Diogo Shogun, acadêmico de Artes Visuais.
Expectador da encenação, Fábio Júnior Fonseca, acadêmico de Ciências Biológicas, conta que veio de Montes Claros, interior de Minas Gerais, e que na cidade dele o auto cine ainda é um local ativo. “Sempre tem filmes lá, acho importante esse resgate”, diz.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Na Capital, chuvas provocam alagamentos e atingem 45 milímetros em menos de 24 horas
Previsão indica que tempo continuará instável neste fim de semana
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
Com investimento de R$ 1,7 milhão, SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.