Abandonada pelo Governo do Estado, primeira escola de Nova Andradina será municipalizada

Fundada em 1958, a Escola Antônio Joaquim de Moura Andrade, passará a ser de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Nova Andradina. A informação é da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul. A primeira escola do município quase chegou a ser completamente desativada no final de 2009 pelo Governo do Estado, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Fundada em 1958, a Escola Antônio Joaquim de Moura Andrade, passará a ser de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Nova Andradina. A informação é da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul.

A primeira escola do município quase chegou a ser completamente desativada no final de 2009 pelo Governo do Estado, a partir de uma decisão de gabinete, sem que a comunidade escolar fosse consultada. À época, pais e alunos realizaram diversas mobilizações e conseguiram evitar o fechamento.

Atualmente, a escola que leva o nome do fundador do município, encontra-se praticamente abandonada e com a estrutura física muito danificada.

Exemplo disso foi a queda do muro do colégio, logo após uma forte chuva que assolou Nova Andradina no final de setembro. Passados quase quatro meses, nenhuma reforma foi feita.

De acordo com informações extra-oficiais, as matrículas da rede estadual foram suspensas para o ano letivo de 2011. Já os servidores que trabalhavam pelo Estado estão sendo remanejados para outras unidades estaduais de ensino.

Com a municipalização, a Escola Antônio Joaquim de Moura Andrade deverá receber alunos de todo o ensino fundamental.

Em contato com a secretaria municipal de Serviços Públicos para saber se há alguma previsão de reforma no prédio, a atendente não soube informar.

A Semec (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Deporto) também foi procurada na manhã desta quarta-feira (19) para comentar o assunto, mas não atendeu. Na terça-feira (18), foi informado de que a secretária Nair Lorencini Russo, que responde pela pasta, está de férias.

Conteúdos relacionados