O presidente venezuelano, Hugo Chávez, votou neste domingo, 26, para as eleições legislativas do país e garantiu que a voz do povo falará nas urnas. Ele também celebrou o alto índice de participação na votação, que segundo ele, deve ficar em torno de 70%.

“Hoje é um dia não só de eleições. Este povo está dando lições. O povo está falando e tenho certeza que sua voz vai se impor”, disse o presidente, ao votar no distrito de 23 de janeiro, em Caracas.

“Faço um pedido a todos: Vamos votar. O que queremos aqui é democracia e participação, acrescentou o presidente.

Perguntado sobre uma possível derrota dos candidatos do Partido Socialista Unificado da Venezuela (PSUV), Chávez esquivou-se. “Isto é uma pergunta hipotética, e prefiro não falar de hipóteses”, afirmou.

Eleição legislativa

A Venezuela vai às urnas para renovar os 165 deputados da Assembleia Nacional, o Parlamento Unicameral do País. Nas últimas eleições, em 2005, a votação foi boicotada pela oposição, o que deu ao governo o controle do Legislativo.

Com a economia e a segurança pública em crise, e unificados sob o partido Mesa da Unidade Democrática, os antichavistas esperam fazer um bom número no Parlamento para impedir que o presidente siga com maioria no Legislativo.

Mudança nas regras

Em janeiro, no entanto, o Conselho Nacional Eleitoral aprovou uma redistribuição de distritos eleitorais que pode favorecer o Partido Socialista Unificado da Venezuela (PSUV), fundado pelo presidente.

Para manter sua base de apoio, o chavismo manipulou o desenho dos distritos de modo que lhe favoreça – ainda que, globalmente, receba um número menor de votos. Distritos dominados pelo governo foram divididos.

Ao mesmo tempo, circunscrições onde a oposição tinha pequena vantagem foram unificadas com regiões vizinhas chavistas.  A justificativa para as mudanças é aproximar o eleitor de seu domicílio eleitoral.