Votação paralela no TRE/MS será feita para testar sistemas e auditoria das urnas
Amanhã (2) a partir das 8h30 o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul realiza no auditório do TREMS o sorteio das duas urnas para a votação paralela, que deverá escolher aleatoriamente a zona eleitoral e em seguida a seção. Obrigatoriamente deve ser usada uma urna da Capital e outra o interior. As urnas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Amanhã (2) a partir das 8h30 o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul realiza no auditório do TREMS o sorteio das duas urnas para a votação paralela, que deverá escolher aleatoriamente a zona eleitoral e em seguida a seção. Obrigatoriamente deve ser usada uma urna da Capital e outra o interior.
As urnas sorteadas serão levadas para o Fórum Eleitoral de Campo Grande, onde ficarão sob a guarda da Polícia Federal e caso o local seja distante será solicitado o helicóptero da PF para que seja feito o transporte.
Esse procedimento dá a possibilidade da Justiça Eleitoral realizar uma auditoria do somatório dos votos e verificar se os dados estão de acordo com a urna eletrônica e se o voto digitado pelo eleitor é realmente computado na urna, demonstrando a confiabilidade do sistema. O processo ainda mostra para a população que o programa inserido nas urnas faz a soma corretamente.
O processo é acompanhado por uma comissão formada por um Juiz, servidores da justiça eleitoral, representantes do Ministério Público e fiscais dos partidos e coligações. O trabalho será todo supervisionado por câmeras filmadoras de empresas contratadas pelo TRE-MS, e as urnas emitirão um boletim e relatório de sistema do computador.
De acordo com o TRE/MS são 46 pessoas envolvidas entre servidores do Tribunal de Justiça do Estado, servidores, estagiários do TRE-MS, além dos observadores internacional que acompanharão parte dos trabalhos.
A votação paralela é aberta ao público podendo ser acompanhada pela imprensa, entidades representativas da sociedade, e a comunidade em geral.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Presidente Lula vai passar por novo procedimento na cabeça nesta quinta-feira, diz hospital
Procedimento será realizado para interromper o fluxo de sangue em uma região do cérebro e evitar novos sangramentos
Cadeirante é agredido com pedaço de cano pela ex-mulher em Campo Grande
Vítima foi atingida na coluna, região onde passou por cirurgia recentemente, e socorrida pelos Bombeiros
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.