Voluntários alertam população sobre mal de Alzheimer
O curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), junto com a Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer) estão com uma barraca na Praça Ari Coelho fazendo conscientização sobre o mal de Alzheimer, que começou às 7h e vai até às 12h. O Alzheimer é uma doença que afeta inicialmente a região […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), junto com a Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer) estão com uma barraca na Praça Ari Coelho fazendo conscientização sobre o mal de Alzheimer, que começou às 7h e vai até às 12h.
O Alzheimer é uma doença que afeta inicialmente a região do hipocampo no cérebro – memória – que posteriormente pode se alastrar pelo órgão, comprometendo o sistema motor.
Segundo a Abraz, os primeiros sintomas do Alzheimeir pode ser pequenos esquecimentos, confusão, agressividade, alteração da personalidade, distúrbio de conduta, não reconhecimento dos próprios familiares, dificuldade de locomoção e comunicação.
De acordo com o professor de fisioterapia da UFMS, Gustavo Christofoletti, a fisioterapia pode minimizar o declínio físico e mental do paciente com exercícios de equilíbrio, coordenação motora e testes cognitivos.
Como a doença não tem cura, estudos recentes descobriram que uma boa maneira para prevenir a doença é evitar atividades rotineiras e tentar manter o cérebro estimulado por meio de exercícios de concentração como trocar o relógio do braço habitual, escovar os dentes com a mão contrária de costume, praticar xadrez, dama e gamão.
Além de tentar escrever com a mão esquerda, estimular o paladar experimentando alimentos diferentes, fazer palavras cruzadas, procurar aprender instrumentos musicais entre outros.
A pessoa que tiver algum parente com sintomas de Alzheimer, pode ligar no número 3345 – 7832 e falar com o professor de fisioterapia da UFMS Gustavo Christofoletti, para esclarecimentos.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Mulher é presa ao tentar entrar em presídio de Corumbá com maconha escondida na calcinha
Suspeita disse que levaria a droga para o marido e que ele repassaria o entorpecente para outro detento
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.