‘Voltei à vida’, diz, de joelhos, nono mineiro resgatado
Mineiros resgatados pareciam estar bem de saúde O nono mineiro resgatado no Chile caiu de joelhos e rezou em voz baixa após chegar à superfície. “Estou de volta à vida”, disse Mario Gomez, de 63 anos, o mais velho dos 33 homens presos há dois meses em uma mina no norte do país. Gomez, de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mineiros resgatados pareciam estar bem de saúde
O nono mineiro resgatado no Chile caiu de joelhos e rezou em voz baixa após chegar à superfície.
“Estou de volta à vida”, disse Mario Gomez, de 63 anos, o mais velho dos 33 homens presos há dois meses em uma mina no norte do país.
Gomez, de 63 anos, sofre de hipertensão e silicose, doença comum entre mineiros, e foi retirado usando uma máscara de oxigênio.
Segundo o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, todos os trabalhadores resgatados estão se recuperando bem. Eles estão sendo levados de helicóptero o hospital de Copiapó, onde devem ser monitorados por 48 horas.
Óculos escuros
Florencio Avalos foi o primeiro a chegar à superfície à 0h10 local (mesmo horário de Brasília), após ser içado de 624 metros de profundidade numa cápsula. Em seguida, saíram Mario Sepulveda, Juan Illanes, o único estrangeiro do grupo, o boliviano Carlos Mamani, e o mais novo de todos, Jimmy Sanchez, de 19 anos, pai de um bebê de quatro meses.
O sexto mineiro foi Osmán Araya, que chorou ao abraçar a esposa Angélica. Em seguida, foi resgatado José Ojeda, autor do bilhete encontrado no dia 22 de agosto, 17 dias após o acidente. A nota afirmava que os mineiros estavam vivos.
O oitavo trabalhador a sair da mina foi Claudio Yanez, que foi recebido por sua noiva, Cristina Nunez. Eles decidiram se casar depois do acidente.
Os mineiros resgatados aparentavam disposição e usavam óculos escuros, que os protegiam das luzes na cena do resgate. Eles foram recebidos com entusiasmo por familiares e pelo presidente chileno, Sebastián Piñera.
Avalos, Sepulveda e Illanes foram escolhidos para encabeçar a lista por serem os mais fortes do grupo – logo, estariam mais capacitados para lidar com eventuais dificuldades na subida.
Veja ao lado transmissão ao vivo
Antes, às 23h15 locais de quarta-feira (mesmo horário de Brasília), um técnico desceu até o local onde estão os mineiros. Ele analisou o estado do túnel e deu o aval para o início do resgate. Dois paramédicos também estão reunidos com os mineiros e ajudam na operação.
Bênção
Logo após a saída de Avalos, Piñera disse em discurso que o resgate era um milagre. Sorridente, ele agradeceu os especialistas que viabilizaram a operação.
Lembrando o terremoto que atingiu o país em fevereiro, o presidente disse que os mineiros mostraram que, “quando o Chile está unido, somos capazes de fazer coisas extraordinárias”.
“O país mostra a sua verdadeira alma, mostra do que é capaz quando enfrentamos adversidades.” Mas Piñera ponderou: “Isso não terá terminado até que os 33 estiverem fora”.
No fim da tarde desta terça-feira, ele dissera que o que começou com uma tragédia terminaria como uma bênção. Segundo o presidente, as operações de resgate podem durar entre 24 horas e 48 horas.
“Esperamos que com a ajuda de Deus possamos culminar esta epopeia de forma feliz e que algumas famílias que esperaram por tanto tempo possam, antes que termine este dia, abraçar seus maridos, seus pais, filhos e irmãos que estão presos”, disse Piñera.
Último mineiro
O último homem a ser retirado deve ser Luis Urzua, 54. Ele é considerado o líder dos mineiros e teve participação crucial nos primeiros dias que sucederam o acidente, quando o grupo teve de racionar comida para sobreviver.
O presidente da Bolívia, Evo Morales, deve comparecer ao local nesta quarta-feira. Um dos mineiros presos, Carlos Mamani, é boliviano.
Correspondentes no local afirmam que há um sentimento de alvoroço no acampamento. Jornalistas do mundo todo foram até a mina de San José esperar a saída dos mineiros.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.