A eleição da primeira mulher presidente da República, Dilma Rousseff (PT), gerou na Europa elogios à democracia brasileira e expectativas de prosperidade para o país. Os presidentes da França, Nicolas Sarkozy, e de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, destacaram as relações bilaterais, enquanto o primeiro ministro espanhol, José Luis Zapatero, ressaltou o trabalho conjunto a ser ampliado com o Brasil.

Sarkozy afirmou que a vitória de Dilma representa o desejo da sociedade brasileira de manter o programa de governo desenvolvido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Essa vitória demonstra o reconhecimento do povo brasileiro pelo trabalho considerável que ela [Dilma] tem desenvolvido com o presidente Lula [Luiz Inácio Lula da Silva] para o Brasil tornar-se um país moderno e mais justo.”

O presidente francês ressaltou ainda que a França será parceira no Brasil nesta etapa da história política brasileira. “[A vitória de Dilma] também traduz a confiança que o povo brasileiro deposita nela para prosseguir e aprofundar esse riquíssimo e alentado projeto. Nessa caminhada, o presidente da República garante à senhora Dilma Rousseff que poderá continuar contando com a amizade e o apoio indefectíveis da França”, disse Sarkozy.

Ao parabenizar a presidente eleita do Brasil, Cavaco Silva disse que a vitória dela representa “uma renovada oportunidade” para o aprofundamento das relações bilaterais. O presidente português disse esperar uma visita de Dilma a Portugal ‘brevemente” e que espera a prosperidade e o progresso do “povo irmão brasileiro”.

Para o primeiro-ministro da Espanha, as relações com o Brasil serão intensificadas. “Seguiremos trabalhando para que as relações entre nossos dois paí continuem em um nível magnífico”, afirmou Zapatero.

Com 99,99% das urnas apuradas, Dilma obteve 56,05% dos votos, enquanto o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, conseguiu 43,95%. Ela foi vitoriosa em três regiões do Brasil – Norte, e Sudeste. Já Serra teve maioria no Sul e Centro-Oeste.