Geral

Verão começa esta noite; temperaturas devem subir em MS

O verão começará às 19h38 (hora MS) deste dia 21 de dezembro. A estação engloba também os meses de janeiro, fevereiro e março, com pico em janeiro, mês considerado de alta temporada de férias no Brasil. O verão é caracterizado, basicamente, por dias mais longos que as noites. Ocorrem mudanças rápidas nas condições diárias do […]

Arquivo Publicado em 21/12/2010, às 17h55

None

O verão começará às 19h38 (hora MS) deste dia 21 de dezembro. A estação engloba também os meses de janeiro, fevereiro e março, com pico em janeiro, mês considerado de alta temporada de férias no Brasil. O verão é caracterizado, basicamente, por dias mais longos que as noites. Ocorrem mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde. Considerando o aumento da temperatura do ar sobre o continente, estas chuvas são acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento, em particular nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País.

Os maiores totais acumulados de chuva concentram-se principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e extremo sul do Amazonas com valores médios superiores a 600 mm. Estas chuvas podem estar associadas à passagem de sistemas frontais e à formação do sistema meteorológico conhecido por Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), cuja principal característica é a ocorrência de chuvas por vários dias, resultando em enchentes e deslizamentos de terra.


Na região Nordeste, iniciam-se as chuvas, com valores máximos no mês de fevereiro. Dependendo da qualidade do período chuvoso, esta estação pode ser caracterizada pela ocorrência de “veranicos” (períodos de estiagem com duração de 7 a 15 dias). Na região Sul, as chuvas variam entre 300 mm e 500 mm.


Segundo o meteorologista Natálio Abrahão Filho, da Estação Meteorológica da Uniderp/Anhanguera, a previsão climática da precipitação para o trimestre dezembro de 2010 e janeiro e fevereiro de 2011, indica chuvas dentro do habitual para o Estado. As temperaturas devem continuar variando acima da normal climatológica em quase todo o Mato Grosso do Sul. Isto indica calor e sensação térmica intensa no período.

Jornal Midiamax