Em Campo Grande, as vendas realizadas pelo comércio entre os dias 1º e 24 de dezembro registraram alta de 10,38% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (27) pelo Departamento de Estatística e Pesquisas da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande
Em Campo Grande, as vendas realizadas pelo comércio entre os dias 1º e 24 de dezembro registraram alta de 10,38% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (27) pelo Departamento de Estatística e Pesquisas da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG).
O percentual é um pouco menor que a média nacional que, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL), ficou em 10,89%. O Natal de 2010 foi o melhor para o varejo brasileiro desde a virada do século atual.
Nas vendas natalinas deste ano em Campo Grande, os destaques foram para os segmentos de calçados, vestuário, óculos, joias, bijouterias e cosméticos.
Os consumidores das classes C e D tiveram papel decisivo neste Natal. Por conta do aumento da formalização da economia ao longo deste ano, muitos passaram a receber o 13º salário. De acordo com o economista Emilio Alfieri, do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), neste Natal, foram injetados na economia brasileira R$ 102 bilhões referentes ao pagamento do benefício. No ano passado, foram R$ 85 bilhões.
Shoppings
A pesquisa aponta que o faturamento dos shoppings neste Natal cresceu 13% em relação à mesma data de 2009 e superou a expectativa inicial, que era de um acréscimo de 10%. O valor médio das compras também foi bem maior: variou entre R$ 80 e R$ 120 neste Natal, ante R$ 70 e R$ 110 no do ano passado.
Os segmentos do varejo que tiveram os maiores acréscimos de vendas foram os de óculos, bijuterias e acessórios (18%), seguido pelo de perfumaria e cosméticos (17%), e eletrônicos e eletrodomésticos (17%). (com informações da Assessoria)