Veja chances de título dos clubes no brasileirão 2010

O que há algumas rodadas parecia ser impossível voltou a ser palpável para o Santos. A vitória sobre o Internacional por 1 a 0, em partida adiada da 13ª rodada, trouxe à tona o discurso de que o título do Campeonato Brasileiro, e a consequente tríplice coroa (conquista do Estadual, Copa do Brasil e Campeonato […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O que há algumas rodadas parecia ser impossível voltou a ser palpável para o Santos. A vitória sobre o Internacional por 1 a 0, em partida adiada da 13ª rodada, trouxe à tona o discurso de que o título do Campeonato Brasileiro, e a consequente tríplice coroa (conquista do Estadual, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro no mesmo ano), são possíveis.

A tarefa, porém, não será fácil. O matemático Tristão Garcia acredita que o campeão de 2011 terá, no mínimo, 73 pontos. Isso praticamente inviabilizaria o título do Peixe, uma vez que, com 48 pontos, o clube precisaria de mais 25, nas próximas nove rodadas. Ou seja, a equipe precisaria vencer oito vezes e empatar uma, não tendo mais o direito de perder nesta temporada.

Atualmente, as chances de título são de 6%. Pequenas, porém não descartadas por Tristão. Segundo ele, as quedas de rendimento de Fluminense e Corinthians e a recente boa sequência de vitórias do Santos podem colocar o time da Vila Belmiro de vez na briga pelo caneco.

“Há seis rodadas, quando o Corinthians derrotou o Santos na Vila Belmiro, parecia que eles arrancariam para o título e o Peixe estava descartado. Mas os times da frente começaram a cair. O campeonato está cada vez mais parecido com o do ano passado. A diferença é que o Cruzeiro é um Flamengo adiantado. Resta saber se eles vão manter essa arrancada, ou outro de trás chegará com mais força”, analisou o matemático.

De fato, em 2009, na 29ª rodada, o Flamengo, campeão brasileiro no ano passado, ocupava a 5ª colocação, com 47 pontos. Sete a menos do que o então líder Palmeiras. Hoje, o Cruzeiro lidera com os mesmos 54 pontos do Verdão, mas o Santos tem 48, e a diferença para o líder é ainda menor, de seis pontos. Matematicamente, então, tudo ainda é possível.

– O Santos tem de torcer contra os times que estão na frente e por um campeão de pontuação baixa. O campeonato está muito nivelado e tudo pode acontecer. Se o Santos for campeão, aí vou dizer que um raio cai duas vezes no mesmo lugar – disse Tristão, em alusão ao título do Flamengo em 2009.

Outro fator supostamente positivo para o Peixe é que o time não enfrenta mais adversários que estão à frente na tabela de classificação. Dos que brigam pelo título, o Santos joga apenas contra o Internacional, no dia 30 de outubro, pela 32ª rodada.

– Isso é um fator positivo, mas talvez não para esse time do Santos, que é acostumado a grande jogos – disse Tristão Garcia.

Na Vila, após a vitória sobre o Internacional, o discurso é de que ainda dá. Os jogadores estão confiantes na tríplice coroa e não fazem questão nenhuma de esconder isso.

– Estamos tendo essa oportunidade e não vamos deixá-la passar. Há três jogos estávamos a 13 pontos do líder, agora são só seis. Fazendo o nosso papel, vamos conseguir nosso objetivo – disse o jovem Alan Patrick.

Os mais experientes como o capitão Edu Dracena, também estão animados com a possibilidade de conquista do terceiro título no ano.

– Entramos de vez na briga pelo título – declarou, ainda no gramado da Vila Belmiro, após a vitória sobre o Internacional.

Conteúdos relacionados