Uruguai adota padrão nipo-brasileiro de TV digital
O Uruguai optou por adotar o padrão de TV digital nipo-brasileiro. Com a decisão, anunciada no último dia 28, chega a 12 o número de países que utilizarão o ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial) – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Filipinas, Japão, Paraguai, Peru e Venezuela, além do Uruguai. Até então, a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Uruguai optou por adotar o padrão de TV digital nipo-brasileiro. Com a decisão, anunciada no último dia 28, chega a 12 o número de países que utilizarão o ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial) – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Filipinas, Japão, Paraguai, Peru e Venezuela, além do Uruguai.
Até então, a opção uruguaia era pelo padrão europeu. A mudança, segundo o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins, deve-se ao potencial que representa uma maior integração regional, “proporcionada pela adoção de um mesmo padrão para a TV digital aberta, livre e gratuita”.
De acordo com nota do Ministério das Comunicações, a decisão do Uruguai reforça a meta de construir, em conjunto com as nações vizinhas, um padrão de TV digital comum para a região. A ideia é que o ISDB-T seja um instrumento de aproximação entre os países, permitindo a cooperação para o desenvolvimento de tecnologias e promovendo maior aproximação cultural dos povos.
Entre as vantagens do padrão nipo-brasileiro, que possibilita maior mobilidade, portabilidade e interatividade dos aparelhos, o Brasil e o Japão oferecem capacitação tecnológica e transferência de tecnologia aos países que adotam o sistema.
Com a entrada do Uruguai, os sinais do ISDB-T atingirão uma população de mais de 550 milhões de habitantes. Os esforços de difusão do padrão de TV digital nipo-brasileira ainda buscam adesões de países da África, América Central e América do Sul.
Entre os países da África Austral, há conversas avançadas com a Angola, Moçambique e Botsuana. Países como o Suriname, a Guiana, Nicarágua, Honduras e a Guatemala também estudam adotar o ISDB-T.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Motorista morre preso nas ferragens em ‘batida de 180º’ na MS-134 e três ficam feridos
Uma criança de 2 anos estava em um dos carros
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.