O Twitter promoveu nesta semana a primeira grande mudança estrutural desde seu nascimento, em março de 2006. As alterações – que estarão disponíveis a todos os perfis no prazo de duas semanas – pretendem, segundo a empresa, garantir uma “experiência mais fácil, rápida e rica” aos usuários. Há quem diga que a nova estrutura da ferramenta quer copiar o modelo do Facebook, que dá sinais de que quer se transformar em uma empresa de comunicação – entre usuários. Engano.

A estratégia do Twitter é conhecer a fundo e cada vez mais os hábitos dos usuários que acessam o site e ampliar o controle do tráfego nos mais variados dispositivos – celular, tablet e computador. De quebra, quer acabar com a divisão de dados com terceiros. A aposta começou a se delinear no início do ano, quando a empresa abriu os cofres para comprar o Tweetie, popular aplicativo de atualização do microblog para o iPhone, “matando” concorrentes. Trazendo o Tweetie para seu domínio, o Twitter passou a ter controle total sobre todas as informações pessoais de usuários que utilizavam o aplicativo. A regra vale para os demais casos de programas desenvolvidos por terceiros que permitem acesso ao microblog.

A decisão abriu uma guerra com os desenvolvedores independentes. Esses programadores alegam que, agindo dessa forma, os donos do microblog podem sufocar a concorrência e desestimular a construção de produtos não-oficiais. Isso porque, ao adotar um aplicativo como oficial, o Twitter termina por esvaziar os demais. A resposta da empresa às críticas, na época, foi rápida e direta. Ryan Sarver, líder de plataformas da companhia, foi objetivo: “Façam aplicativos melhores”.

Em outras palavras, o Twitter deu de ombros às reclamações. Mais importante para ele é manter sob controle as informações relativas aos hábitos de seus usuários. É isso que pode abrir novas oportunidades para a publicidade e, portanto, novas fontes de receita.

Novos dados

Durante a apresentação da nova estrutura, Evan Williams, um dos pais do Twitter, revelou dados sobre a rede. Em média, os usuários do site produzem mais de 90 milhões de tweets diariamente – o que corresponde a 62.500 mensagens por minuto, ou 1.040 tweets por segundo. Em junho, o número de mensagens enviadas por dia era de 65 milhões.