TV para Copa puxa vendas de eletrodomésticos em maio, diz IBGE
A antecipação de compras de eletrodomésticos devido à Copa do Mundo contribuiu para que o volume de vendas de móveis e eletrodomésticos subisse 19,5% em maio em relação ao mesmo período do ano passado, segundo pesquisa sobre o comércio varejista divulgada nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta nas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A antecipação de compras de eletrodomésticos devido à Copa do Mundo contribuiu para que o volume de vendas de móveis e eletrodomésticos subisse 19,5% em maio em relação ao mesmo período do ano passado, segundo pesquisa sobre o comércio varejista divulgada nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A alta nas vendas desse segmento corresponde a 30,2% do crescimento no volume comercializado pelo comércio varejista em maio deste ano em relação a 2009, que foi de 10,2%.
“Houve uma antecipação de compra de eletrodomésticos, principalmente TVs, para a Copa do Mundo, que aconteceu em junho. Além disso, o Dia das Mães e o contínuo aumento do crédito também contribuíram”, disse Reinaldo Pereira, economista da coordenação de serviços e comércio do IBGE.
O técnico do IBGE ressaltou ainda que o aumento dos salários e a queda do desemprego foram pontos importantes para a recuperação do varejo em maio.
Se na comparação com maio do ano passado a alta de 10,2% significou a aceleração do ritmo de crescimento do volume de vendas em relação ao avanço de 9,2% de abril, na comparação com o mês imediatamente anterior, houve alta de 1,4%, depois de uma queda de 3,1% em abril.
“No mês passado, dissemos que a queda das vendas na margem havia sido pontual, um ajuste depois de seis meses seguidos de alta. Agora, o varejo volta a crescer”, disse Pereira.
Entre abril e maio, seis das dez atividades do comércio varejista registraram aumento no volume de vendas, enquanto em abril apenas duas tinham apresentado resultado positivo. Na série com ajuste sazonal observa-se ainda o efeito do fim da desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Móveis e eletrodomésticos apresentaram queda de 0,3% no volume de vendas, a terceira baixa seguida.
Apesar do fim do IPI, Pereira acredita que o resultado de maio indica que o varejo brasileiro recuperou um bom ritmo de crescimento.
“Certamente, quando há uma economia crescendo, espera-se que o comércio cresça”, destacou.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.