Geral

TV paga cresce 18%, a maior expansão desde 2002

O Brasil fechou o ano de 2009 com 7,47 milhões de assinantes de TV por assinatura, segundo balanço divulgado hoje pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O crescimento do mercado em 2009 foi de 18,24%, só perdendo para 2002, quando o número de clientes aumentou 26%. Durante todo o ano passado, 1,15 milhão de novos […]

Arquivo Publicado em 26/01/2010, às 21h26

None

O Brasil fechou o ano de 2009 com 7,47 milhões de assinantes de TV por assinatura, segundo balanço divulgado hoje pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O crescimento do mercado em 2009 foi de 18,24%, só perdendo para 2002, quando o número de clientes aumentou 26%.

Durante todo o ano passado, 1,15 milhão de novos assinantes contrataram os serviços. Só no mês de dezembro foram ativados 121.733 pontos de recepção dos sinais de televisão paga. A Anatel atribui o crescimento do ano passado principalmente à oferta de pacotes de serviços, com TV paga, internet e telefonia.

A agência destaca ainda o crescimento do mercado no segmento via satélite (DTH), que aumentou 32,9% em 2009. As empresas de telefonia, proibidas de ter participação maior que 20% nas operadoras de TV a cabo da sua região de concessão, se lançaram no ano passado no mercado de DTH, onde não há limitação. A tecnologia via satélite contribuiu também para ampliar a cobertura dos serviços nas regiões mais distantes do País. O Norte apresentou crescimento de 28% em 2009 e o Nordeste, de 21,9%.

O setor de TV a cabo continua liderando o mercado, com 57,9% de participação. O segmento de satélite fechou o ano com 37,3% dos clientes e o de micro-ondas terrestres (MMDS), com 4,8%. As principais operadoras do setor são Net, Sky, TVA/Telefônica, Oi TV e Embratel.

Jornal Midiamax