O número de mortos pelo tsunami que atingiu a Indonésia no início da semana subiu hoje (28) para 311. O último balanço apontava 272 óbitos. Pelo menos 400 pessoas seguem desaparecidas e cerca de 16 mil moradores foram levados para áreas mais altas, longe do litoral.

De acordo com a BBC Brasil, equipes de resgate enfrentam mau tempo para chegar a 11 vilarejos que teriam sido devastados pelas ondas. O sistema de alerta instalado pelo governo indonésio há seis anos não estava funcionando no momento em que o tsunami atingiu o arquipélago de Mentawai, próximo à costa da Ilha de Sumatra.

O primeiro avião levando tendas, remédios, alimentos e roupas para os desabrigados pousou ontem (27) na região. Helicópteros levando altos funcionários do governo indonésio às ilhas registraram imagens aéreas de prédios completamente destruídos.

A Embaixada do Brasil em Jacarta, capital da Indonésia, informou que o brasileiro Fábio Junqueira Karkow, de 46 anos, estava em uma das vilas atingidas. Por telefone, ele informou à família e à embaixada que está bem e que não sofreu nenhum tipo de ferimento.

Na Ilha de Java, foi realizado um enterro coletivo para cerca de vinte vítimas da erupção vulcânica no Monte Merapi, que começou pouco após o tsunami. Pelo menos 14 mil pessoas foram levadas para abrigos.

O arquipélago indonésio fica no Anel de Fogo do Pacífico, uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica.