TSE se opõe a mudança em urna eletrônica
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, enviou ofício aos presidentes do Senado e da Comissão de Constituição e Justiça daquela Casa, José Sarney (PMDB-AP) e Demóstenes Torres (DEM-GO), alertando-os para a inconveniência de ser referendado, pelo Senado, o projeto de lei da Câmara dos Deputados que muda a ordem de aparecimento dos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, enviou ofício aos presidentes do Senado e da Comissão de Constituição e Justiça daquela Casa, José Sarney (PMDB-AP) e Demóstenes Torres (DEM-GO), alertando-os para a inconveniência de ser referendado, pelo Senado, o projeto de lei da Câmara dos Deputados que muda a ordem de aparecimento dos candidatos na urna eletrônica. Conforme o projeto do deputado Milton Monti (PR-SP) – aprovado pela Câmara na noite de quinta-feira – o cargo de deputado federal (e não de estadual) passaria a ocupar o primeiro lugar na lista que a urna apresenta ao eleitor.
No documento, o ministro Lewandowski adverte que a alteração da ordem no painel de votação – a esta altura do processo eleitoral – “afetaria a normalidade do sistema eletrônico de votação, uma vez que o TSE não dispõe de tempo hábil para a modificação de três softwares de votação, com a necessária realização dos imprescindíveis testes de segurança”.
O ministro acrescenta que o TSE já determinou a impressão de 54,2 milhões de folhetos de orientação ao eleitor e 1 milhão de cartazes explicativos, ao custo de R$ 500 mil. E lembra que a lei eleitoral vigente ((Lei 9.504/97) estabeleceu que “a urna exibirá ao eleitor, primeiramente, o painel relativo à eleição proporcional e, em seguida, a referente à majoritária, nesta ordem: deputado estadual ou distrital; deputado federal; senador; governador; presidente da República”.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
Em cruzamento no Vilas Boas veículos colidem e bate em muro deixando três feridos
O carro chegou a bater no muro de uma casa, mas não o danificou. Os três envolvidos foram levados para unidade de saúde.
16 detentos fogem após ataque armado em presídio na Bahia
Criminosos abriram duas celas durante o confronto na noite desta quinta-feira (12)
Entrega de presentes dos Correios anima Natal de crianças na Associação Juliano Varela
A campanha Papai Noel dos Correios encerra nesta sexta-feira (13)
Ano assombroso? 2024 registra duas sextas-feiras 13 em menos de três meses: ‘tá explicado’
Supersticiosos acreditam que recorrência da data em pouco tempo no mesmo ano poderia explicar por que 2024 foi tão “carregado”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.