Após desbancar sucessos recentes de bilheteria, como Chico Xavier e Nosso Lar, Tropa de Elite 2, longa do diretor José Padilha, chega à marca dos 4 milhões de espectadores, em pouco mais de uma semana de exibição (a estreia foi em 8 de outubro).

Segundo levantamento, as produções Se Eu Fosse Você 2 (6,1 milhões), 2 Filhos de Francisco (5,3 milhões) e Carandiru (4,7 milhões) conseguiram segurar as pontas no topo do ranking nacional. Porém, os números passados vêm de uma soma total do tempo em que os filmes ficaram em cartaz.

No caso de Tropa 2, não. Ele pode conseguir algo histórico se continuar no ritmo em que está. Se em 11 dias o longa-metragem chegou a essa marca não é de duvidar que ele ultrapasse a concorrência, mas nada é certo.

No momento, 737 salas estão exibindo o trabalho de Padilha, considerando que os cinemas começaram com 696 salas de projeção exibindo a história do Capitão Nascimento (Wagner Moura).

Tropa de Elite 2 mostra a transformação de Nascimento em coronel. Seus inimigos ficaram bem mais perigosos. Dez anos se passaram e ele cresceu na carreira: virou o comandante geral do BOPE e, depois, subsecretário de Segurança do Rio de Janeiro. Com isso, o BOPE cresce e o tráfico de drogas começa a passar por maus bocados nas mãos do coronel. Políticos e policiais corruptos se envolvem e tornam a vida de Nascimento um perigo.