O TRF (Tribunal Regional Federal) da 5ª Região, em Recife, absolveu nesta quarta-feira o ex-ministro Humberto Costa (Saúde) da acusação de corrupção passiva e formação de quadrilha no caso que ficou conhecido como “máfia vampiros”. Os 14 desembargadores do plenário votaram a favor do ex-ministro por falta de provas.

Costa, que atualmente é secretário das Cidades de Pernambuco, foi acusado em 2004 pelo Ministério Público de participar de um esquema de compra superfaturada de medicamentos.

O ex-ministro diz que o processo prejudicou a disputa ao governo estadual em 2006, quando ficou em terceiro lugar. Agora, ele disputa com o ex-prefeito do Recife João Paulo a indicação do PT para ser candidato ao governo de Pernambuco.

Em 2007, ele conseguiu no STJ (Superior Tribunal de Justiça) o foro privilegiado para ser julgado pelo TRF por ser secretário de Estado.

A Operação Vampiro investigou o envolvimento de empresários e funcionários do Ministério da Saúde na compra superfaturada de medicamentos que atuam no processo de coagulação do sangue, os hemoderivados.