Moradores de Jaraguá do Sul e Schroeder, em Santa Catarina, sentiram tremores de terra na madrugada desta segunda-feira. Cerca de 150 casas foram afetadas pelos eventos, de acordo com a Defesa Civil Estadual.

O tremor não foi um terremoto, segundo a Prefeitura de Jaraguá do Sul (178 km de Florianópolis). “Não há nenhuma relação dos pequenos tremores registrados aqui com os terremotos do Haiti, do Chile, ou de qualquer outro país. O que está havendo é apenas acomodação do solo. Devido às chuvas, há encharcamento e consequente deslizamentos nas áreas de encostas e adensamentos de terra nas áreas planas”, afirmou Normando Zitta, geólogo e consultor da prefeitura.

O geólogo disse ter consultado nesta manhã o Observatório Sismológico Nacional, de Brasília, que confirmou a ausência de registro de abalos sísmicos na região. Mesmo assim, ele afirma que as variações de terra podem causar rachaduras nas edificações.

Em Jaraguá do Sul, os tremores foram sentidos nos bairros Santa Luzia, Ribeirão Grande do Norte, Rio Molha e Santo Antônio. Em Schroeder (184 km de Florianópolis), cidade vizinha, a terra também se movimentou.