Tremor na região Centro-Oeste é o segundo em uma semana

Um tremor de magnitude 4,6 pontos na escala Richter atingiu a região Centro-Oeste do País nesta sexta-feira, às 17h17, segundo o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB). O epicentro foi em Mara Rosa, em Goiás. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o sismo teve profundidade de 14,8 quilômetros. Este foi o segundo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um tremor de magnitude 4,6 pontos na escala Richter atingiu a região Centro-Oeste do País nesta sexta-feira, às 17h17, segundo o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB). O epicentro foi em Mara Rosa, em Goiás. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o sismo teve profundidade de 14,8 quilômetros.

Este foi o segundo abalo nesta semana com epicentro na mesma cidade. Na segunda-feira, foi de 3,5 pontos. Segundo o diretor do Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB) George Sand, o tremor de hoje teve réplicas sentidas em uma área de até 500 quilômetros de raio, mas com maior intensidade até 300 quilômetros. “Os tremores são sentidos com mais intensidade em prédios.”

A cidade de Mara Rosa fica próxima à fronteira com o Tocantins e, por isso, o tremor foi sentido em Goiás, Tocantins e Distrito Federal. “A região de Mara Rosa tem falhas sismológicas e, portanto, tem uma atividade sísmica frequente. São percebidos diversos tremores desde 1995 porque a região está sobre uma falha sismológica da Placa Tectônica Sulamericana”, explica Sand.

O tremor durou entre 20 e 30 segundos em volta do epicentro e, em Brasília, de 2 a 3 segundos. “Este foi o maior tremor já sentido no Distrito Federal. Se o epicentro fosse em Brasília, onde há uma concentração maior de prédios, o estrago seria muito grande.”

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados