A árvore tem meio século de idade, está colada ao muro da casa e obstrui praticamente toda a calçada; agora patrimônio histórico, ela não pode ser sequer podada, quanto mais derrubada
Os vereadores de Dourados aprovaram uma lei que tomba como patrimônio histórico do município uma falsa seringueira (o nome da árvore é este) e acabaram “condenando” à desvalorização a casa do comerciante aposentado Gaudêncio Ferreira Gomes, em que a planta está colada.
Conforme o artigo primeiro da lei 3336 de quatro de janeiro “fica tombado para o patrimônio histórico do município de Dourados, a Seringueira da Rua dos Missionários, no quadrilátero das ruas João Vicente Ferreira, Ciro Melo e Ediberto Celestino de Oliveira, no Jardim Caramuru”.
A lei sancionada pelo prefeito Ari Artuzi (PDT) foi publicada na edição do Diário Oficial de Dourados desta segunda-feira e já está em vigor. Com esta decisão a árvore além de tornar um patrimônio público fica protegida e não pode ser podada, mutilada, quanto menos derrubada.
Gaudêncio, de 71 anos de idade, conta que a velha seringueira foi plantada há cinquenta anos. “Quando vim morar nesta casa em 1973 a árvore já era grande e viçosa”, disse o aposentado, que foi pego de surpresa com a notícia de que a planta tinha virado patrimônio público.
Gaudêncio alega que não foi procurado por nenhum vereador para discutir o assunto do tombamento. Ele conta que somente a sua nora recebeu a visita de um vereador que falou do assunto, mas não soube precisar o nome dele.
Depois que a árvore foi tombada para o patrimônio histórico, a Prefeitura fica responsável em garantir a sobrevivência da árvore e todas as condições necessárias para a sua proteção.
Além disso, deve garantir condições para que o proprietário da área onde a seringueira está plantada tenha condições de mantê-la viva.
O tronco da Seringueira ocupa praticamente toda a extensão da calçada e cerca de três metros do terreno onde está a casa do aposentado. Gaudêncio disse que os galhos da árvore garantem dias e noites com temperatura amena. Na opinião do dono da casa com o tombamento apenas a árvore ficou protegida.
Ele teme que o seu imóvel seja desvalorizado quando precisar vendê-lo.
FICUS ELÁSTICA
A Seringueira é uma árvore frondosa comum nas cidades brasileiras onde é conhecida por falsa-seringueira ou figueira-branca, árvore-da-borracha ou borracheira.
A árvore pode alcançar até vinte metros de altura e o tronco chega a ter mais de dois metros de diâmetro. A copa é muito grande e a planta desenvolve raízes aéreas que ao chegar ao chão transformam-se em troncos auxiliares que ajudam a suportar os ramos pesados e acabam alargando a árvore.
A falsa-seringueira faz parte da família das Moráceas e tem o nome científico de Fícus Elástica Robx