Tomas perde força após matar sete em passagem pelo Haiti

O furacão Tomas perdeu força e voltou ao status de tempestade tropical neste sábado (6), logo após levar fortes chuvas no Haiti, causando deslizamentos, inundações e deixando ao menos sete mortos. O olho da tempestade atravessava as ilhas Turcos e Caicos, ao norte do Haiti, e tinha ventos de 118 km/h nas primeiras horas da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O furacão Tomas perdeu força e voltou ao status de tempestade tropical neste sábado (6), logo após levar fortes chuvas no Haiti, causando deslizamentos, inundações e deixando ao menos sete mortos.

O olho da tempestade atravessava as ilhas Turcos e Caicos, ao norte do Haiti, e tinha ventos de 118 km/h nas primeiras horas da manhã deste sábado, segundo informações do Centro Nacional de Furacões dos EUA. O Tomas avançava na direção nordeste a 24 km/h e a previsão é que o fenômeno perca ainda mais força.

As autoridades haitianas, que ainda lutam contra a devastação causada pelo terremoto que devastou o país em janeiro e contra uma letal onda de cólera que assola o país desde outubro, consideram que o pior trazido pela tormenta já passou, embora os meteorologistas alertam para a possibilidade de novos temporais.

“Agora que, relativamente, o Haiti escapou do perigo, temos que continuar alertas”, disse o presidente haitiano, René Préval. Os principais temores das autoridades eram sobre os campos de desabrigados formados na capital, Porto Príncipe, onde está a maioria dos sobreviventes do sismo de janeiro.

Segundo o governo, quatro pessoas morreram na província de Grande-Anse, no sudoeste do país, outras duas na província Sur e uma em Belle Anse. Foram registradas inundações em Les Cayes, Jacmel e Leogane, todas cidades litorâneas.

Conteúdos relacionados