TIM consolida turn around e crescimento com rentabilidade

Os resultados alcançados pela TIM no terceiro trimestre reforçam que, consolidado o turn around, os principais indicadores operacionais e financeiros continuam evoluindo com consistência. A base de usuários atingiu 46,9 milhões de clientes, crescimento de 18,5% em comparação com o mesmo período de 2009, representando 7,5 milhões de vendas de linhas no período. Assim, a […]

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Os resultados alcançados pela TIM no terceiro trimestre reforçam que, consolidado o turn around, os principais indicadores operacionais e financeiros continuam evoluindo com consistência. A base de usuários atingiu 46,9 milhões de clientes, crescimento de 18,5% em comparação com o mesmo período de 2009, representando 7,5 milhões de vendas de linhas no período. Assim, a empresa encerrou o trimestre com 24,5% de participação de mercado, um crescimento de 0,7 pontos percentuais sobre 2009.

No mercado da cidade de São Paulo, a TIM assumiu a vice-liderança, com 24,8% de participação. Neste trimestre, a Intelig fechou um contrato exclusivo com o Governo do Estado de São Paulo, no valor de R$ 36 milhões, o maior da área de telecomunicações em 2010 até aqui, para fornecer 25 mil acessos móveis (linhas de celular) nos próximos 24 meses. “A TIM está aumentando a sua participação de mercado, crescendo a sua base com rentabilidade. Por isto nossas ações preferenciais se valorizaram em uma semana muito acima do Ibovespa, após a divulgação pela Anatel dos números do setor de telefonia móvel de setembro, na sexta-feira, 22 de outubro.

A TIM liderou mais uma vez as adições líquidas no período, conquistando 40% do crescimento do mercado no trimestre e 49%, se olharmos apenas o mês de setembro. Ao mesmo tempo, o EBITDA subiu 20% e o fluxo de caixa, 54%, o que evidencia que estamos crescendo de forma sustentável. Até o fim deste ano, chegaremos a 50 milhões de usuários”, destaca o presidente da TIM, Luca Luciani. A receita líquida de serviços foi de R$ 3,4 bilhões, crescendo 6,3% no comparativo anual. O EBITDA alcançou R$ 924 milhões, um crescimento de 20% ano a ano.

A margem EBITDA cresceu de 22,5% para 25,3% no terceiro trimestre. O EBIT atingiu R$ 257 milhões, 226% acima do mesmo período de 2009.

A geração de caixa foi de R$ 603 milhões, o que representa um aumento de 54% ano a ano. O lucro líquido consolidado da companhia no período foi 23% superior ao registrado no trimestre anterior: R$ 125 milhões contra R$ 101 milhões, respectivamente. No terceiro trimestre de 2009, o lucro líquido foi de R$ 195 milhões, em função dos chamados “efeitos não recorrentes”: ganho com variação cambial da Intelig e benefício fiscal da TIM Celular. A TIM se firma como a segunda operadora em receita total e EBITDA.

“A cada trimestre, consolidamos os nossos indicadores e obtemos novas conquistas, demonstrando a consistência do caminho que estamos trilhando há dezoito meses. No trimestre anterior, conquistamos a liderança no Nordeste e, agora neste, chegamos à vice-liderança em São Paulo, o mercado mais importante do País. É a força da inovação da TIM, que está atraindo os usuários com planos acessíveis que permitem falar mais pagando menos, e com investimentos em rede que melhoram a qualidade percebida pelos clientes.

Hoje a TIM é vista como uma empresa dinâmica, inovadora, de qualidade e agressiva, muito diferente de dois anos atrás. Já somos a segunda empresa do nosso segmento em receita e EBITDA. O “turn around” está concluído com total sucesso”, destaca Luca Luciani. A base pós-paga continuou crescendo no trimestre. A alta foi de 14,6% na comparação anual, totalizando 7,2 milhões de linhas. Destaque para as vendas com o chip avulso, responsáveis por mais de 70% do volume comercializado. Como resultado, as adições líquidas do pós-pago totalizaram 279 mil usuários, vigoroso aumento sobre as 87 mil adições registradas no terceiro trimestre de 2009.

Os planos pós-pagos Liberty e Infinity juntos atingiram 3 milhões de linhas. Já o segmento pré-pago registrou aproximadamente 40 milhões de clientes, com destaque para os planos Infinity Pré, que já ultrapassam a marca de 32 milhões de linhas. Com isto, a TIM agora é vice-líder neste segmento no país. O conceito inovador de tarifação a R$ 0,25 por chamada segue alimentando o crescimento do MOU (minutos por usuário), que chegou a 123 minutos no trimestre, uma expressiva alta de 37% em comparação aos 90 minutos registrados no mesmo período do ano anterior.

Apesar da velocidade de crescimento registrada no trimestre, a TIM mantém sua política de controle estrito de custos. O SAC (Custo de Aquisição por Cliente) caiu para R$ 59, contra R$ 85, se comparado ao mesmo trimestre do ano anterior, tendo como um dos fatores a política de oferta de benefícios em serviços, em detrimento do subsídio de aparelhos. Também a inadimplência continua em queda, totalizando R$ 69 milhões no período, contra R$ 103 milhões no mesmo trimestre de 2009. Esses números respondem por 2,0% da receita líquida de serviços contra 3,2% há um ano.

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