Teixeira, sobre pedido de unificação de títulos nacionais: ‘É factível’

Um velho sonho de seis clubes brasileiros ganhou, nesta quarta-feira, um novo capítulo para se tornar real. Representantes de Santos, Botafogo e Cruzeiro – que têm o aval de Bahia, Palmeiras e Fluminense – entregaram nesta quarta-feira um dossiê ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Objetivo: ver os títulos da Taça Brasil, do Robertão e […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um velho sonho de seis clubes brasileiros ganhou, nesta quarta-feira, um novo capítulo para se tornar real. Representantes de Santos, Botafogo e Cruzeiro – que têm o aval de Bahia, Palmeiras e Fluminense – entregaram nesta quarta-feira um dossiê ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Objetivo: ver os títulos da Taça Brasil, do Robertão e da Taça de Prata, disputados entre 1959 e 1970, reconhecidos como Campeonatos Brasileiros. Em entrevista ao site oficial da CBF, o presidente Ricardo Teixeira não descartou a possibilidade de unificação.

– Eles vieram me solicitar uma postulação antiga deles para que houvesse a unificação de todos aqueles que, no conceito deles, foram campeões brasileiros nas competições anteriores à criação do Campeonato Brasileiro. Vamos mandar fazer uma análise em cada um dos setores, do setor técnico, enfim, para ver a possibilidade da legalidade dessa iniciativa. Mas, em princípio, é factível.

Curioso é que em algumas competições, como as Taças Brasil de 1960 (Palmeiras), 1963 e 1965 (Santos), os campeões precisaram de apenas quatro jogos para chegar ao título. E em um ano (1967), o Palmeiras ganhou as duas competições (Taça Brasil e Robertão) O presidente da CBF disse ainda que não há um prazo fechado para a resposta aos clubes.

– Temos que fazer uma análise de cada um dos setores envolvidos. Não deverá demorar muito, mas tem que ser feito um estudo.

Estiveram presentes à reunião com Teixeira o presidente do Santos, Luiz Álvaro Oliveira, o vice-presidente do Botafogo, Antonio Carlos Mantuano, e o diretor executivo do Cruzeiro, Dimas Fonseca, além do diretor de comunicação do clube mineiro, Guilherme Mendes. O dirigente explicou que foram entregues documentos e vídeos que mostram a dimensão das competições na época em que ocorreram.

– A reunião foi para fazer a entrega do dossiê para o presidente. Ele recebeu e disse que vai encaminhar para o departamento técnico da CBF analisar. Não estipulou prazo. Falou que foi a primeira vez que recebeu uma iniciativa desta dimensão.

Além dos três clubes que participaram do encontro, Bahia, Palmeiras e Fluminense teriam seus títulos reconhecidos. Guilherme Mendes contou que a iniciativa partiu do Santos, principal beneficiário do reconhecimento – afinal, venceu cinco Taças Brasil e um Robertão.

– Quem encabeçou o movimento desta vez foi o Santos. O Cruzeiro já tinha feito há um tempo. Mas todos os clubes interessados participaram.

Conteúdos relacionados