TCE altera regimento e permite reeleição seguida a presidente
Está publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE (Tribunal de Contas do Estado) uma instrução normativa que altera o Regimento Interno do órgão. A principal mudança é permissão de reeleição ilimitada para presidente, vice-presidente e corregedor-geral do órgão para o mesmo cargo. A nova redação do Regimento Interno no capítulo que trata das eleições internas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Está publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE (Tribunal de Contas do Estado) uma instrução normativa que altera o Regimento Interno do órgão. A principal mudança é permissão de reeleição ilimitada para presidente, vice-presidente e corregedor-geral do órgão para o mesmo cargo.
A nova redação do Regimento Interno no capítulo que trata das eleições internas ficou assim definida: “É permitida a reeleição do Presidente, do Vice-Presidente e do Corregedor-Geral, para o mesmo cargo, na eleição subseqüente”. Anteriormente, o texto era o seguinte: “É permitida a reeleição do Presidente, do Vice-Presidente e do Corregedor-
Geral, para o mesmo cargo, uma única vez, na eleição subseqüente”.
Além de acabar com o limite para reeleição, as alterações também antecipam as eleições internas que inicialmente estavam previstas para ocorrer em dezembro. Agora, o pleito deve ser realizado em junho.
“Proceder-se-á a eleição, em sessão especial, que deverá ser realizada antes do término do primeiro semestre do último ano de mandato em vigor, mediante escrutínio secreto, exigida a presença de pelo menos quatro Conselheiros, incluindo o que presidir o ato”, diz o novo texto acrescentado ao Regimento Interno.
Também pela nova redação, o registro das chapas, com os nomes dos respectivos candidatos, que concorrerão aos cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral, deverá ser feito até trinta dias que antecedem a data da eleição.
Atualmente, quem preside o TCE é o conselheiro Cícero de Souza. Ele foi reeleito em novembro de 2008 e tem mandato até o final deste ano. Segundo informações extra-oficiais, o conselheiro tentará ser reconduzido ao posto mais uma vez. A reportagem do Midiamax ainda não o localizou.
Na vice-presidência está o conselheiro Paulo Roberto Capiberibe Saldanha e na Corregedoria o conselheiro Osmar Ferreira Dutra. Desde 2004 o regimento permitia que os presidentes fossem reeleitos para igual período.
Cícero de Souza é natural de Campo Grande, nascido dia 2 de novembro de 1944, bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade de Uberlândia em 1971. Foi deputado estadual por quatro legislaturas, presidente da Assembléia Legislativa no período de 1994 a 1996 e indicado ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas na vaga que compete ao Legislativo no dia 17 de outubro de 2001, sendo empossado em 31 de novembro do mesmo ano. No TCE, Cícero foi eleito vice-presidente para os biênios 2003 e 2004, 2005 e 2006.
O Conselho Deliberativo do TCE tem sete conselheiros, os demais são José Ancelmo dos Santos, Iran Coelho das Neves, José Ricardo Pereira Cabral e Waldir Neves.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Projeto de Lei do MPMS solicita pagamento de auxílio-invalidez aos servidores aposentados por incapacidade
Pagamento também se estenderá para aqueles que necessitarem de assistência permanente de outra pessoa
Dois ficam feridos e carro parte ao meio após batida com SW4 na BR-163 em MS
Veículo SW4 capotou, parando a alguns metros de distância após a batida
Você também pesquisou isso? Principais buscas do Google escancaram um 2024 peculiar
Que 2024 foi esse? Buscas mais realizadas no Google montam um panorama do interesse coletivo dos brasileiros este ano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.