O suspeito de ser o mentor dos atentados de 11 de Setembro, Khalid Sheikh Mohamed, provavelmente será condenado a morte pela Justiça americana, disse neste domingo o porta-voz da , Robert Gibbs.

“Ele será levado perante a Justiça e é provável que seja executado pelos atrozes crimes que cometeu”, disse Gibbs em entrevista ao programa “State of the Union” da rede de TV CNN.

Está previsto que Mohamed e os outros quatro detidos –Walid bin Atash, Ramzi Bin al Shibh, Ali Abdul Aziz Ali e Mustafa al Hawsawi, acusados de orquestrar o 11/9– sejam julgados em um tribunal de Nova York, o que gerou grande polêmica.

Parte da oposição se deve ao fato de que o tribunal federal está muito perto do Marco Zero, onde foram derrubadas as Torres Gêmeas, assim como pelo custo do julgamento e a à segurança da cidade.

O assessor político da Casa Branca David Axelrod disse ao canal de TV NBC que ainda não se decidiu onde Mohamed será julgado, mas afirmou que o governo levará em conta a oposição da cidade.

Axelrod lembrou que o presidente americano, Barack Obama, ainda quer que os cinco acusados sejam julgados no sistema civil da Justiça americana e não em tribunais militares.