‘Sucesso do trem-bala’ se deve a Dilma, diz Lula em cerimônia

Ao discursar durante a cerimônia de anúncio dos termos do processo de concessão para a construção do trem-bala que irá ligar São Paulo e Rio de Janeiro, nesta terça-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva creditou à candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, o sucesso do trabalho que originou o […]

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Ao discursar durante a cerimônia de anúncio dos termos do processo de concessão para a construção do trem-bala que irá ligar São Paulo e Rio de Janeiro, nesta terça-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva creditou à candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, o sucesso do trabalho que originou o projeto.

“A verdade é o seguinte, não posso deixar de dizer aqui de que nós devemos o sucesso disso tudo que estamos comemorando aqui a uma mulher. Na verdade, não poderia falar o nome dela por conta da campanha eleitoral, mas a história a gente não pode esconder por conta de eleição. A verdade é que a companheira Dilma Rousseff assumiu a responsabilidade de fazer esse TAV [Trem de Alta Velocidade]”, afirmou Lula.

A candidata do PT foi ministra-chefe da Casa Civil e principal gerente das obras do governo Lula e só deixou o cargo para concorrer à sucessão do presidente. Depois de dizer que “não poderia esconder a história” por conta das restrições do período eleitoral, Lula afirmou que não iria “deixar de dizer” as coisas boas que seus integrantes de governo fizeram só por conta das regras da Justiça Eleitoral: “Daqui a pouco, se o Paulo Bernardo [ministro do Planejamento] for candidato, eu não vou deixar de dizer que ele fez uma coisa boa. Então, não podemos negar isso [o desempenho de Dilma no TAV].”

Prazo

 “Queremos que esteja pronto até as olimpíadas de 2016. Acho plenamente possível inaugurar essas obras até 2016. A gente pode acertar qualquer coisa desde que o objetivo seja entregar a obra da melhor qualidade possível e no menor prazo possível”, afirmou Lula.

O presidente lembrou as dificuldades enfrentadas pelo governo para chegar à apresentação dos termos do processo de concessão do trem-bala: “Não foi uma tarefa fácil. Muitas vezes abriu-se mapas e documentos e projetos do TAV e muitas vezes se pensou que era impossível de fazer, que muitas empresas não queriam participar, que muitos países não queriam entrar. Acho que o Brasil precisa e São Paulo e Rio de Janeiro precisam do trem porque são duas cidades mais importantes do Brasil.”

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