Soma imprecisa de pesquisa para governador de MS decorreria de arredondamentos

Pesquisa Ibope divulgada pela TV Morena para o cargo de governador causou questionamento entre os eleitores do site Midiamax em razão da soma das intenções de voto dos candidatos com o número de indecisos, brancos e nulos não totalizar 100%. Conforme a direção da TV, a metodologia do Ibope já prevê resultados finais diferentes de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pesquisa Ibope divulgada pela TV Morena para o cargo de governador causou questionamento entre os eleitores do site Midiamax em razão da soma das intenções de voto dos candidatos com o número de indecisos, brancos e nulos não totalizar 100%. Conforme a direção da TV, a metodologia do Ibope já prevê resultados finais diferentes de 100% devido aos arredondamentos necessários para compor os índices.

Se somados os índices obtidos pelo governador André Puccinelli (52%), por Zeca do PT (33%), Nei Braga (1%), os indecisos (8%) e os votos brancos e nulos (5%), o resultado final é 99%.

Conforme a metodologia utilizada pelo Ibope, a soma final pode oferecer resultados de 98% ou até 102%, isso dentro das regras previstas pelo instituto. “Os resultados das pesquisas podem não totalizar 100% das respostas. Isso ocorre devido a arredondamentos e não a erros”, diz o Ibope em seu site oficial no link que explica a metodologia das pesquisas realizadas pelo instituto. Veja aqui

A reportagem buscou contato com o Ibope para pedir detalhes sobre a variação da pesquisa para governador de MS, mas por ser sábado ninguém do setor de levantamentos eleitorais pode atender. Na assessoria de comunicação social também não expediente.

Impugnação

A pesquisa chegou a ser impugnada pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul a pedido da coligação “A Força do Povo” liderada pelo ex-governador Zeca do PT. Contudo, a medida judicial não impediu a divulgação de seus números.

O pedido de impugnação contestou a metodologia da pesquisa e os questionários aplicados. O Ibope informou ter ouvido 812 pessoas entre os dias 10 e 12 de agosto. Registrada sob o número 22.907/2010 no TRE-MS. Saiba detalhes na notícia relacionada.

Conteúdos relacionados