Socialistas derrotam Sarkozy em eleições regionais na França

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e seu partido de centro-direita sofreram no domingo uma esperada derrota em eleições regionais no país, mas foram capazes de vencer em uma importante região e evitar um massacre, segundo pesquisas de boca-de-urna. O Partido Socialista e seus aliados conquistaram cerca de 54% dos votos em nível nacional, garantindo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e seu partido de centro-direita sofreram no domingo uma esperada derrota em eleições regionais no país, mas foram capazes de vencer em uma importante região e evitar um massacre, segundo pesquisas de boca-de-urna.

O Partido Socialista e seus aliados conquistaram cerca de 54% dos votos em nível nacional, garantindo o controle sobre ao menos 20 de 22 regiões, enquanto o partido de Sarkozy teve 36% dos votos, de acordo com a OpinionWay.

A Frente Nacional, de ultradireita, obteve apenas 8,7% dos votos totais, segundo a OpinionWay, mas o líder veterano da legenda, Jean Marie Le Pen assegurou quase 25% dos votos em sua região no sul da França, como previsto. Com isso, o partido deve conseguir um bom número de deputados provinciais.

Ainda que o resultado da eleição deste domingo represente um triunfo para os socialistas, o fato de o partido de Sarkozy ter aparentemente mantido o poder na região da Alsácia foi um alívio para o presidente francês, que tem sido alvo de críticas por suas políticas.

Especialistas políticos têm afirmado que a economia fraca e o aumento do desemprego estão abalando a imagem do governo francês.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados