Sindicato Rural pedirá estado de emergência no Pantanal
A prolongada estiagem e o ciclo de cheias normais vêm afetando também o Pantanal de Corumbá, onde em algumas regiões, como a Nhecolândia, a escassez de água apresenta condições desérticas. Diante deste cenário, o Sindicato Rural de Corumbá pedirá ao prefeito Ruiter Cunha de Oliveira a decretação de estado de emergência na planície pantaneira. O […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A prolongada estiagem e o ciclo de cheias normais vêm afetando também o Pantanal de Corumbá, onde em algumas regiões, como a Nhecolândia, a escassez de água apresenta condições desérticas. Diante deste cenário, o Sindicato Rural de Corumbá pedirá ao prefeito Ruiter Cunha de Oliveira a decretação de estado de emergência na planície pantaneira.
O presidente da entidade, Raphael Domingos Kassar, solicitou parecer da Embrapa Pantanal para embasar a solicitação ao município. Segundo os produtores rurais, a falta de chuvas começa a afetar drasticamente a atividade pecuária e encarece o custo de produção, já elevado na região por dificuldades naturais e falta de infraestrutura.
O Sindicato Rural encaminhou pedido de dados meteorológicos a chefe da Embrapa Pantanal, Emiko Kawakami de Resende, de janeiro a setembro deste ano, cujas informações estão sendo levantadas pela instituição de pesquisa. Na próxima semana a diretoria da entidade ruralista pretende se reunir com o prefeito para discutir a decretação do estado de emergência.
Açudes secam
Os produtores da subregião da Nhecolândia informam que as lagoas e baías estão secando e os açudes já não têm mais água. Há registros de mortes de bovinos. O presidente do Sindicato Rural disse que os pecuaristas estão aumentando a profundidade dos açudes em até nove metros para encontrar água para o gado, citando que a situação “é muito grave”.
As chuvas que caíram na planície no último dia 15, atingindo até 35 milímetros em algumas propriedades, não foram suficientes para amenizar o problema, apontou Raphael Kassar. As subregiões do Piquiri e Paiaguás também são castigadas pela seca. As condições hídricas normais ocorrem apenas nas áreas sob influência das inundações causas pelo rio Taquari.
As informações são da assessoria de imprensa do Sindicato Rural de Corumbá
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Durante discussão, mulher pula de caminhonete em movimento no interior de MS
A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros com algumas escoriações pelo corpo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.