Serra promete acabar ‘de vez’ com filas da saúde

As filas no Sistema Único de Saúde (SUS) foram alvo de promessa do presidenciável José Serra (PSDB). O tucano disse ontem que acabará “de vez” com a espera para exames e consultas médicas. Notícia postada em seu site afirmava que Serra, se eleito, irá criar 154 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs). São “clínicas projetadas para […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As filas no Sistema Único de Saúde (SUS) foram alvo de promessa do presidenciável José Serra (PSDB). O tucano disse ontem que acabará “de vez” com a espera para exames e consultas médicas. Notícia postada em seu site afirmava que Serra, se eleito, irá criar 154 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs). São “clínicas projetadas para fazer consultas, exames de alta e média complexidade, como ultrassonografias e endoscopias, e até pequenas cirurgias”, explicou. As clínicas levam o mesmo nome das implantadas durante seu governo no Estado de São Paulo.

As AMEs foram inspiradas nas AMAs, criadas por Serra em 2005 quando era prefeito de São Paulo para desafogar os hospitais de casos que não implicavam risco imediato de morte. O modelo das AMAs – para pronto-atendimento, como o de uma crise de pressão alta – tem semelhança, por sua vez, com as UPAs, unidades disseminadas pelo governo Lula principalmente a partir de 2008.

A expansão de UPAs e AMAs levou o Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes) a alertar, em 2008, que é “inaceitável” dar prioridade às UPAs e AMAs, “modelo ultrapassado e imediatista de instalação focada de unidades”. O temor era de que a aposta de investir em pronto-atendimento desviasse investimentos da atenção básica, praticada por postos de saúde e pelo Programa Saúde da Família, responsáveis pela prevenção e acompanhamento dos pacientes, e que têm sido esquecidos pelos gestores de todo o País.

Conteúdos relacionados