Serra chamou de ‘inaceitável’ a nova divisão dos royalties do pré-sal
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), chamou de “inaceitável” a nova divisão dos royalties do pré-sal, embora não tenha criticado a distribuição por todos os Estados. Segundo ele, o grande problema é que, do modo em que foi aprovada na Câmara dos Deputados, a distribuição dos royalties irá causar a quebra financeira dos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), chamou de “inaceitável” a nova divisão dos royalties do pré-sal, embora não tenha criticado a distribuição por todos os Estados.
Segundo ele, o grande problema é que, do modo em que foi aprovada na Câmara dos Deputados, a distribuição dos royalties irá causar a quebra financeira dos Estados do Rio e do Espírito Santo e dos municípios de ambos que também recebem esses recursos.
“Eu mandei pegar o projeto em Brasília. Eu acho que é uma preocupação correta de ter os benefícios do petróleo para todo o Brasil. Mas acho que o projeto, do jeito que está, arruina o Rio de Janeiro, arruina o Espírito Santo, e por isso é inaceitável”, disse o governador após participar de evento no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
Segundo ele, o teor do projeto que foi aprovado era desconhecido, e por isso agora pode ser melhor avaliado pelo Senado, para onde foi encaminhado. “Espero que, agora, o Senado reconsidere o assunto”, apontou. “Acho legítimo entregar recursos do petróleo para beneficiar o Brasil como um todo, mas não pode se fazer liquidando dois Estados.”
Serra ressaltou que o problema não está na distribuição de royalties do petróleo do pré-sal, e sim do petróleo retirado da plataforma continental –alvo da emenda aprovada pela Câmara, chamada de “Emenda Ibsen” em homenagem ao seu propositor, o deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB-RS).
“Isso significaria fechar as portas de muitas prefeituras do Rio e do Espírito Santo e quebrar os dois governos estaduais. Neste sentido, o projeto não tem cabimento”, disse.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
MS registra mais de 16 mil casos de dengue em 2024
Foram confirmados 32 casos de óbito em decorrência da dengue
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.