Senador de MS propõe pressionar Lula contra perdas no campo

Presidente da CRA (Comissão de Agricultura e Reforma Agrária), o senador Valter Pereira (PMDB-MS) defendeu pressão ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva como forma de que baixos preços comprometam o bom resultado do agronegócio. “Vamos ter que pressionar o Governo para que adote medidas urgentes e positivas para evitar mais um ano de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Presidente da CRA (Comissão de Agricultura e Reforma Agrária), o senador Valter Pereira (PMDB-MS) defendeu pressão ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva como forma de que baixos preços comprometam o bom resultado do agronegócio.

“Vamos ter que pressionar o Governo para que adote medidas urgentes e positivas para evitar mais um ano de prejuízos para o campo”, disse.

O senador celebrou nova safra recorde que o Brasil deverá colher este ano, “a segunda maior de sua história”. No entanto, ele alertou para problemas que os produtores rurais enfrentam, decorrentes dos efeitos da crise mundial e da depreciação do valor do dólar.

O senador informou que os estoques mundiais de soja, milho e trigo estão altos, o que contribui para manter baixo o preço das commodities.

“Conclusão: na grande maioria dos casos, os preços recebidos pelos produtores não cobrem os custos de produção… Falar hoje, em retomada da renda do produtor rural é pura ficção, ou demagogia oficial”, frisou ele, ao prever aumento de dívidas para o setor produtivo primário.

“O Governo poderia ter feito muito mais na área de infraestrutura”, disse, ao apontar problemas nas estradas ruins e nos portos, citando ainda a falta de ferrovias.

Conteúdos relacionados