Senado terá homenagem a Freud sugerida por senadora de MS

Pela primeira vez na história do Senado brasileiro, o pai da psicanálise, Sigmund Freud, será homenageado pelos parlamentares. A comemoração nesta quinta-feira (25) do centenário da Associação Psicanalítica Internacional (International Psychoanalytical Association – IPA), a partir das 14h, é uma iniciativa da senadora Marisa Serrano (PSDB), de Mato Grosso do Sul. Segundo a parla…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pela primeira vez na história do Senado brasileiro, o pai da psicanálise, Sigmund Freud, será homenageado pelos parlamentares. A comemoração nesta quinta-feira (25) do centenário da Associação Psicanalítica Internacional (International Psychoanalytical Association – IPA), a partir das 14h, é uma iniciativa da senadora Marisa Serrano (PSDB), de Mato Grosso do Sul.

Segundo a parlamentar sul-mato-grossense, o evento contará com a presença de representantes de várias entidades psicanalíticas e será marcado pela manifestação de autoridades da área. “A Sessão Especial de comemoração dos 100 anos da IPA, que foi criada por Sigmund Freud em 1910, é uma iniciativa inédita e ficará marcada na história do Congresso Nacional”, comentou.

Atualmente a IPA tem mais de 12 mil membros associados. Com sede em Londres, serve de referência científica para os psicanalistas do mundo inteiro. Marisa destacou que a IPA é a principal instituição de coordenação e regulação da psicanálise em âmbito mundial.

“Freud revolucionou o pensamento humano e suas idéias e conceitos tiveram forte impacto na cultura, na educação e nas ciências de modo geral”, afirmou Marisa na justificativa da proposição junto para a Mesa Diretora da Casa.

Ela ressaltou o papel agregador entidade, que contribui para a troca de experiências e pesquisas em todo o planeta. “A IPA busca estimular a criação de grupos de psicanálise no mundo todo, promovendo debates, fazendo pesquisas, desenvolvendo políticas de treinamento e estabelecendo parcerias com outras instituições”, afirmou.

Em 1997, foi criado o Comitê da IPA para as Nações Unidas e, no ano seguinte, a instituição virou consultora junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas.

No Brasil, as ações das sociedades de psicanálise vinculadas à IPA são articuladas pelaFederação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi), que reúne 12 sociedades e 11 núcleos de psicanálise no país. (Com informações da assessoria)

Conteúdos relacionados