Geral

Senado da França aprova reforma no sistema de aposentadorias

O Senado da França aprovou nesta sexta-feira (22) a reforma do sistema de aposentadorias do país. A proposta do governo, que aumenta a idade mínima, gerou uma série de protestos e confrontos em todo o país nas últimas semanas. Os senadores aprovaram a reforma com 177 votos a favor e 153 contrários às mudanças. O […]

Arquivo Publicado em 22/10/2010, às 21h39

None

O Senado da França aprovou nesta sexta-feira (22) a reforma do sistema de aposentadorias do país. A proposta do governo, que aumenta a idade mínima, gerou uma série de protestos e confrontos em todo o país nas últimas semanas.


Os senadores aprovaram a reforma com 177 votos a favor e 153 contrários às mudanças. O governo usou uma medida especial para acelerar o processo de votação.


O projeto ainda precisa que uma comissão parlamentar mista aprove as mudanças do texto original, antes de o conselho constitucional, a maior autoridade constitucional da França, dê a aprovação final.


A reforma do sistema de aposentadorias na França é alvo de uma grande rejeição nas ruas, baseia-se no aumento da idade mínima para ter direito a se aposentar e para receber uma pensão integral, medidas adotadas por outros países europeus. A idade mínima passará de 60 para 62 anos a partir de 2018.


Os anos de contribuição para receber a aposentadoria integral passarão de 40,5 a 41 em 2012 e 41,3 em 2013. A reforma eleva também de 65 a 67 anos a idade para receber a aposentadoria integral.

Jornal Midiamax