Semana do Empreendedor Individual acontece na Ary Coelho

Campo Grande faz parte das 110 cidades que participam, de hoje (18) até o próximo sábado (23), da Semana Nacional do Empreendedor Individual. A solenidade de abertura, na Praça Ary Coelho, contou com a presença do prefeito Nelson Trad Filho, do diretor superintendente do Sebrae, Cláudio George Mendonça, do secretário municipal de Receita, José César […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Campo Grande faz parte das 110 cidades que participam, de hoje (18) até o próximo sábado (23), da Semana Nacional do Empreendedor Individual. A solenidade de abertura, na Praça Ary Coelho, contou com a presença do prefeito Nelson Trad Filho, do diretor superintendente do Sebrae, Cláudio George Mendonça, do secretário municipal de Receita, José César Estoduto, do delegado da Receita Federal em Mato Grosso do Sul, Edson Ishikawa, além de representantes de outras entidades parceiras na campanha.

A meta nacional é chegar a um milhão de empreendedores formalizados até dezembro de 2010. Levantamento feito no ano passado pela Prefeitura de Campo Grande, apontou que existem cerca de 23.700 (vinte três mil e setecentos) empreendedores que atuam na informalidade. O estudo, inédito no país, pesquisou as atividades desenvolvidas em todas as regiões. Desde a implantação do programa de incentivo à formalização, em fevereiro deste ano, aproximadamente sete mil trabalhadores fizeram a adesão ao programa.

O superintendente do Sebrae ressalta que a ação, realizada simultaneamente em outros municípios do Estado, serve para facilitar a inclusão de mais pessoas à formalidade. “A idéia é facilitar o acesso do empreendedor ao processo de formalização. Quem visitar o estande aqui na praça saíra com CNPJ provisório e ainda poderá aproveitar os cursos e palestras oferecidos no local. O processo não vai levar mais de 15 minutos”, ressaltou.

Para o feirante Henrique Silva Mattos, de 43 anos, esta foi a oportunidade que encontrou para sair da informalidade. “Vontade não me faltava. Mas aí a gente não sabe ao certo aonde ir e acaba adiando. Não levei mais de cinco minutos com a atendente e já sou formalizado. A idéia agora é ampliar meu negócio. Sem o CNPJ não seria possível obter crédito para realizar meus planos”, argumentou o novo empreendedor formalizado.

Além de fazer parte do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o empreendedor e seus funcionários registrados passam a ter direito a todos os benefícios da Previdência Social como aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-maternidade entre outros.

Campo Grande é referência no País pelo sucesso alcançado com a implantação do programa de incentivo à formalização. O prefeito Nelson Trad Filho recebeu convite para ministrar uma palestra nesta quarta-feira (20), durante um encontro com os prefeitos do Espírito Santo, para falar da experiência da Prefeitura com o projeto. “Isso demonstra que a Prefeitura entrou nessa luta pra valer. Prova de que o melhor caminho para o sucesso é a formalização, é estar legal com os impostos, é o número de empreendedores que buscam o Programa do Empreendedor Individual, que cresce a cada dia em Campo Grande”, ressaltou Nelsinho.

Durante toda semana, haverá atendimento ao público e palestras, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h e no sábado (23), das 8h30 às 14h. As orientações serão direcionadas aos profissionais que tiverem interesse em se formalizar e aos empreendedores individuais já registrados.

O atendimento ao público e as palestras serão realizados por técnicos do Sebrae, da Semre, do Credigente, Sefaz, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco da Gente, Sicredi, Sescon, Receita Federal, INSS e AMEMS.

Conteúdos relacionados