Nas eleições do segundo turno para Presidente da República no Tocantins (TO), os adversários políticos do primeiro turno agora caminham juntos. O senador reeleito e presidente do PR regional, João Ribeiro, por exemplo, aderiu à presidenciável Dilma Rousseff (PT). No primeiro turno, Ribeiro apoiou o presidenciável José Serra (PSDB).

O senador reeleito fez parte da coligação “Tocantins Levado a Sério,” liderada pelo governador eleito Siqueira Campos (PSDB). Nesta sexta-feira, Ribeiro informou que, caso Dilma seja eleita dia 31, prometeu à Siqueira Campos (PSDB acompanhá-lo para conversar com Dilma em Brasília. Para ele, os interesses do Estado estão acima das disputas partidárias.

Questão institucional

De acordo com o senador, a questão agora é “institucional.” Siqueira concorda, porém, acredita que as urnas no dia 31 vão consagrar a vitória do tucano Serra. Ribeiro e Siqueira agora estão momentamente separados. O PR nesse segundo turno aliou-se com o PT do prefeito de Palmas, Raul Filho e com o PMDB do governador Carlos Gaguim.

“Eu sempre falei que minha candidata era a Dilma, até no palanque de Siqueira, porque eu não faço política escondida,” afirmou Ribeiro no final da tarde de quinta-feira (21), durante encontro de apoio a Dilma, em Palmas. A reunião com a candidata petista foi organizado pelo prefeito de Palmas Raul Filho (PT) e o senador Ribeiro.

Gaguim realiza na segunda-feira (25), reunião com os partidos aliados para definir estratégias para a campanha de Dilma no Tocantins. Ele convidou os deputados de sua bancada, Raul Filho e João Ribeiro.

José Serra

Hoje tarde, o governador eleito Siqueira Campos promoveu ato de apoio ao candidato José Serra (PSDB), em Palmas. Siqueira convidou prefeitos, vereadores e presidentes de partidos que o apoiaram nas eleições do dia 3. A campanha de Serra no Tocantins está sendo coordenada pela senadora Kátia Abreu (DEM).