Secretaria promove atividades no Dia Nacional do Surdo
No dia 24 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Surdo, e a Secretaria Estadual de Educação (SED) promove uma série de atividades alusivas a este dia. O evento será realizado pelo Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (Ceada) e Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No dia 24 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Surdo, e a Secretaria Estadual de Educação (SED) promove uma série de atividades alusivas a este dia. O evento será realizado pelo Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (Ceada) e Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), em parceria com Secretaria Municipal de Educação (Semed).
As atividades acontecem no dia 24 e 25 de setembro. Dentre os eventos em comemoração ao Dia do Surdo, haverá palestras sobre temas como Legislação em Prol do Surdo, Educação bilíngue da Pessoa Surda e a Acessibilidade e a Inclusão do Estudante Surdo nas Redes Municipal e Estadual de Educação.
“Oportunizar a acessibilidade comunicacional aos alunos surdos matriculados no ensino regular é um dos objetivos da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva desenvolvida pela Coordenadoria de Educação Especial da SED. Esse evento, realizado em parceria, promove a participação e integração dos alunos que possuem essa deficiência”, observa a coordenadora de Educação Especial da SED, Vera Carbonari.
A programação inclui a participação da Primeira Igreja Batista, Igreja Presbiteriana e a Pastoral dos Surdos de Campo Grande. Na sexta-feira (24), a abertura começa às 15h30 com apresentações culturais na praça Ari Coelho. Seguindo o cronograma de atividades, às 17 horas, na Primeira Igreja Batista, haverá quatro palestras com profissionais da SED, Semed, entre outros.
Intérpretes Educacionais de Libras
Fazendo parte dos eventos alusivos ao Dia Internacional do Surdo, o 2° dia de atividades será em comemoração aos 15 anos de atuação dos Intérpretes Educacionais de Libras de Mato Grosso do Sul.
“O objetivo do encontro é discutir temas pertinentes ao trabalho que os intérpretes desenvolvem há 15 anos em MS, como: trajetória do profissional no ensino regular, valorização, legislação, políticas públicas, inclusão do deficiente auditivo no ensino regular, atendimento ao índio surdo e surdocego, entre outros”, explica a coordenadora do Coesp/SED.
Seguindo a programação, haverá a apresentação do Hino Nacional interpretado em Libras, relatos de experiências de profissionais que trabalham como intérpretes Educacionais de Libras e apresentação de vídeos. O evento gratuito acontece na Câmara Municipal de Campo Grande. Já no dia 24, a abertura acontece na praça Ari Coelho.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.