No dia 24 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Surdo, e a Secretaria Estadual de Educação (SED) promove uma série de atividades alusivas a este dia. O evento será realizado pelo Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (Ceada) e Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), em parceria com Secretaria Municipal de Educação (Semed).

As atividades acontecem no dia 24 e 25 de setembro. Dentre os eventos em comemoração ao Dia do Surdo, haverá palestras sobre temas como Legislação em Prol do Surdo, Educação bilíngue da Pessoa Surda e a Acessibilidade e a Inclusão do Estudante Surdo nas Redes Municipal e Estadual de Educação.

“Oportunizar a acessibilidade comunicacional aos alunos surdos matriculados no ensino regular é um dos objetivos da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva desenvolvida pela Coordenadoria de Educação Especial da SED. Esse evento, realizado em parceria, promove a participação e integração dos alunos que possuem essa deficiência”, observa a coordenadora de Educação Especial da SED, Vera Carbonari.

A programação inclui a participação da Primeira Igreja Batista, Igreja Presbiteriana e a Pastoral dos Surdos de Campo Grande. Na sexta-feira (24), a abertura começa às 15h30 com apresentações culturais na praça Ari Coelho. Seguindo o cronograma de atividades, às 17 horas, na Primeira Igreja Batista, haverá quatro palestras com profissionais da SED, Semed, entre outros.

Intérpretes Educacionais de Libras

Fazendo parte dos eventos alusivos ao Dia Internacional do Surdo, o 2° dia de atividades será em comemoração aos 15 anos de atuação dos Intérpretes Educacionais de Libras de Mato Grosso do Sul.

“O objetivo do encontro é discutir temas pertinentes ao trabalho que os intérpretes desenvolvem há 15 anos em MS, como: trajetória do profissional no ensino regular, valorização, legislação, políticas públicas, inclusão do deficiente auditivo no ensino regular, atendimento ao índio surdo e surdocego, entre outros”, explica a coordenadora do Coesp/SED.

Seguindo a programação, haverá a apresentação do Hino Nacional interpretado em Libras, relatos de experiências de profissionais que trabalham como intérpretes Educacionais de Libras e apresentação de vídeos. O evento gratuito acontece na Câmara Municipal de Campo Grande. Já no dia 24, a abertura acontece na praça Ari Coelho.

convite_-_dia_do_surdo.pdf