Secretaria da saúde indígena começa a funcionar em 3 meses
A nova secretaria que passará a cuidar da saúde indígena, em substituição à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), só vai entrar em funcionamento depois de 90 dias – prazo para publicação do decreto presidencial com as competências e estrutura do órgão, segundo nota divulgada hoje (26) pelo Ministério da Saúde. Segundo o ministério, no período […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A nova secretaria que passará a cuidar da saúde indígena, em substituição à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), só vai entrar em funcionamento depois de 90 dias – prazo para publicação do decreto presidencial com as competências e estrutura do órgão, segundo nota divulgada hoje (26) pelo Ministério da Saúde.
Segundo o ministério, no período em que a secretaria ainda não estiver em funcionamento, as ações de saúde indígena continuarão sendo executadas pela Funasa. “O Ministério da Saúde está tomando todas as providências necessárias para que a transição da atenção à saúde indígena da Funasa para a nova secretaria seja feita de forma transparente e responsável, democrática e participativa para evitar transtornos à saúde dos povos indígenas”, diz a nota.
A secretaria foi criada por meio de medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada ontem (25).
De acordo com o conselheiro nacional de Saúde e membro do grupo responsável pela criação do órgão, Rildo Caigangue, a mudança tem aceitação entre os indígenas.”Foram dez anos de Funasa. Houve avanços, mas chegou um momento em que a Funasa não dava mais conta de atender as demandas da população indígena, especialmente da população amazônica, que é a região mais difícil hoje, devido à logística de transporte, deslocamento, épocas de cheia e as epidemias. O desvio de recursos também era muito grande”, afirmou o conselheiro.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.