A prefeita Ilda Salgado Machado não tem medido esforços no combate a Dengue, dando todo o apoio necessário para intensificar as ações preventivas. A Secretaria Municipal de Saúde atendendo as determinações da Prefeita Ilda tem realizado reuniões periódicas com o objetivo de avaliar a situação epidemiológica do município e definir estratégias de enfrentamento da dengue.

A secretária Priscila Gazola informa que o município conta com uma equipe de técnicos na Vigilância em Saúde capacitados para monitorar os casos notificados e intervir através de busca ativa de casos, investigação e coleta de material biológico para realização de exames laboratoriais.

No combate ao transmissor é realizado trabalho de eliminação de focos e borrifação nas proximidades das residências onde foi encontrado caso suspeito. Os Agentes de combate a Endemias orientam em suas visitas que a única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Portanto, é necessário o envolvimento da população, seguindo estas recomendações: Não deixem a água, mesmo limpa ficar parada em qualquer tipo de recipiente como garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas e xaxins, bacias, copinhos descartáveis, cascas de ovos, bebedouros de animais, e outros objetos que acumulem água.

Caixas d,água tambores, e outros depósitos de água devem ser bem tampados. Outros cuidados importantes são recomendados, como lavar bem os pratos de plantas e xaxins, passando uma bucha para eliminar completamente os ovos dos mosquitos. Uma boa solução é trocar a água por areia nos pratinhos. Limpe as calhas e as lajes das casas, lave os bebedouros de aves e animais com uma escova ou bucha, e troque a água pelo menos uma vez por semana.

Guardem as garrafas vazias de boca para baixo. Joguem no lixo os copos descartáveis, tampinhas de garrafas, latas e tudo o que acumula água. Mas atenção: o lixo deve ficar o tempo todo fechado.

Desta forma, contamos com o empenho da população fatimasulense na eliminação do mosquito transmissor, destacou Priscila.

A Coordenação de Epidemiologia e Controle de Vetores do município através da coordenadora Zulmira Duarte informa que o trabalho dos Agentes de Endemias tem sido constante, com visitas regulares as residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios. Enfatiza que o combate a dengue não se limita ao período chuvoso, mas se estende a todo ano, como já se enfatizou em outras campanhas: “Dengue se combate todo dia”.

SOBRE A DENGUE

A dengue é uma doença febril, causada por , através da picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Pode ser considerada suspeita de dengue, a pessoa que apresentar: Febre, geralmente alta, com duração inferior a sete dias, acompanhada de pelo menos dos seguintes sintomas: cefaléia (dor de cabeça), dor retro-orbitária (dor no fundo dos olhos), mialgia (dores musculares), artralgia (dor nas articulações, prostração e exantema (manchas vermelhas).

A pessoa com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre, mas sempre com indicação médica. Não pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como Aspirina e AAS. É importante que toda pessoa que apresente os sintomas, procure atendimento médico imediatamente, pois somente com o conhecimento dos casos é possível adotar as medidas de controle e prevenção de novos casos e principalmente evitar complicações.

As Equipes de Saúde de Família estão capacitadas para atender os casos e tomar as devidas providências. A Secretaria Municipal de Saúde coloca-se a disposição para quaisquer dúvidas ou maiores informações e desde já agradece a população pela parceria em mais essa empreitada.