– O ritmo do crescimento da economia mundial deve diminuir nos últimos meses de 2010, segundo afirmou o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O órgão responsabiliza fraquezas do setor financeiro e uma certa crise de confiança que afirma perceber na economia de alguns países pela desaceleração.

Outros fatores também são citados como fatores de risco em potencial, como a deterioração do mercado americano de propriedades.

A recente crise econômica mundial teve início neste mercado e o FMI alerta que o crédito disponibilizado pelo mercado pode diminuir bastante se o número de propriedades perdidas por falta de pagamentos continuar a subir.

O Fundo alerta para a possibilidade de crises parecidas com a da Grécia, que requisitou um empréstimo de 100 bilhões de euros este ano para pagar seus credores.

Conselhos

As afirmações do FMI pintam um cenário pouco animador.

Entre as recomendações feitas, O FMI afirma que os governos devem equilibrar suas economias.

Mercados emergentes, especialmente os asiáticos, deveriam encorajar mais a demanda interna do que as exportações.

 Já as economias desenvolvidas deveriam diminuir seus déficits públicos e aumentar suas exportações. BBC Brasil – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.