Rio ganha centro de operações para monitorar problemas da cidade
Os cariocas ganharam hoje (27) mais um instrumento para evitar que a cidade seja surpreendida por problemas causados pelos temporais, falta de luz e de água, acidentes de trânsito e deslizamentos. O Centro de Operações do Rio, instalado na Cidade Nova, vai monitorar a capital fluminense durante 24 horas e reunirá dados, de forma integrada, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os cariocas ganharam hoje (27) mais um instrumento para evitar que a cidade seja surpreendida por problemas causados pelos temporais, falta de luz e de água, acidentes de trânsito e deslizamentos. O Centro de Operações do Rio, instalado na Cidade Nova, vai monitorar a capital fluminense durante 24 horas e reunirá dados, de forma integrada, de 30 órgãos municipais e de concessionárias.
Segundo o prefeito do Rio, Eduardo Paes, com a alta tecnologia empregada, o centro será o mais moderno do mundo. Ele ressaltou a importância desse novo “quartel-general” da prefeitura para gerenciar os eventuais problemas, mas admitiu que o instrumento não tornará a cidade perfeita, nem que evitará a ocorrência de desastres naturais.
“Vai permitir no dia-a-dia da cidade um funcionamento muito melhor, os problemas que pareciam se eternizar poderão ser solucionados aqui. Numa situação de crise, as decisões também são tomadas com mais agilidade. A gente passa a contar com o Centro de Operações mais moderno do mundo, mas agora tem um período de adaptação e aprendizado”, disse.
Cerca de 400 profissionais trabalharão no local, que já conta com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (Cet-Rio) e das concessionárias que administram os trens e o metrô (Supervia e MetrôRio) sobre a situação do trânsito na cidade e o funcionamento dos trens e metrô. Além disso, haverá um monitoramento do nível de água dos rios, imagens dos ônibus que circulam pela cidade, alertas sobre a falta de energia elétrica e problemas com a distribuição de água.
Para um melhor monitoramento dos temporais, está prevista para junho de 2011 a implantação do inédito sistema de Previsão de Meteorologia de Alta Resolução (Pmar), que poderá prever chuvas fortes com até 48 horas de antecedência. “Mas neste verão a gente só conta com os dados do Alerta Rio, que são informações melhores que as do ano passado, com uma maior precisão”, disse o prefeito lembrando que um novo radar meteorológico, com alcance de 250 quilômetros, foi adquirido pela prefeitura.
De acordo com a prefeitura, R$ 10 milhões foram investidos no projeto, que contou também com dinheiro da iniciativa privada.
Notícias mais lidas agora
- Acidente envolvendo ônibus com 50 passageiros paraguaios deixa nove feridos no Paraná
- Trio que morreu em acidente na BR-163 em MS tinha entre 67 e 89 anos
- Banco de dados com 201 DNAs de familiares em MS ajuda a colocar fim na busca por desaparecidos
- Deam investiga 7 registros de vítimas de motociclistas assediadores em Campo Grande
Últimas Notícias
Mãe e filho morreram em acidente na BR-163 entre caminhonete e caminhão
A batida foi frontal entre os veículos
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 76 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília, em São Paulo
Prevenção a varizes e outros dois projetos são analisados pelos vereadores de Campo Grande nesta terça
Vereadores de Campo Grande analisam três projetos na sessão desta terça-feira (3)
Mani Rego choca com resultado de combo de plásticas: “Chora, Davi”
Mani Rego investiu pesado nas beleza e realizou um combo de cirurgias plásticas; veja como ficou o novo corpo da empresária
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.