As populações do Rio e de Niterói, em uma demonstração de solidariedade, atenderam aos pedidos por donativos para os desabrigados e desalojados pelas enchentes e deslizamento ocorridos nesta semana. Ao todo, foram doadas até agora cerca de 48 toneladas de alimentos, água potável, produtos de higiene, fraldas, cobertores e roupas.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) do Rio de Janeiro informou que já foram arrecadadas 20 toneladas de doações para as vítimas das enchentes e deslizamentos nos postos de recolhimento.

Já a Guarda Municipal informou que já recebeu mais de 15 toneladas de doações. A campanha de arrecadação de donativos começou na terça-feira (6) e continua nas dez unidades da corporação que recebem as doações.

Em Niterói, a prefeitura ainda não sabe informar a quantidade total de donativos arrecadados. No entanto, de acordo com os últimos números, 5 toneladas de alimentos foram arrecadadas até quarta-feira (7), e outras 8,5 toneladas de doações foram recebidas nas últimas 24 horas.

O clube Canto do Rio, em Niterói, pede para as doações se concentrarem em sucos de caixinha, frutas, leite, açúcar e pão. Os organizadores da campanha informaram que são utilizados 500 pacotes de pães por dia. O Instituto Abel, também em Niterói, está recolhendo donativos e pede açúcar, sal e água.